Descarte de fibra é desafio ambiental para redes neutras, aponta V.tal

Maria Claudia Cunha, da V.tal. Foto: Izilda França/Teletime

O descarte e logística reversa dos cabos de fibra óptica utilizados no setor de telecom deve ser um dos grandes desafios na agenda ambiental (e consequentemente ESG) das operadoras de redes neutras, apontou a V.tal.

A leitura foi realizada pela vice-presidente de sustentabilidade, governança e auditoria da empresa, Maria Claudia Cunha, durante o Teletime Tec Redes & Infra – evento promovido por TELETIME nesta terça-feira, 22, em São Paulo.

De acordo com Cunha, a destinação da fibra representa uma incógnita atualmente, com um processo de reciclagem "não acessível" no Brasil. O volume de descarte do insumo também dependeria da quantidade de reparos nas redes, dificultando o planejamento de iniciativas de logística reversa, aponta a VP da V.tal.

Notícias relacionadas

Planos para o tema estariam em discussão, passando por conversas com fornecedores, provedores regionais e outras operadoras, apontou Cunha. Em outubro, grandes empresas da cadeia de telecom defenderam uma colaboração de esforços para a gestão de resíduos sólidos, além de também apontarem a destinação da fibra óptica como desafio.

A tecnologia, contudo, ainda leva grande vantagem na comparação com opções "legadas" de redes. Maria Claudia Cunha recordou que a fibra pode utilizar onze vezes menos energia que as redes de cobre, além de terem vida útil cinco vezes maior que a alternativa.

Elementos

O descarte de elementos de rede foi apenas um dos pontos de uma lista de "aspectos para contornar" indicados pela vice-presidente da V.tal na agenda de governança ambiental, social e corporativa (ESG) da companhia.

Outras questões essenciais seriam o consumo de energia, considerado o maior custo da operação da rede neutra, e o analfabetismo digital motivado pela falta de acesso (inclusive na rede de educação pública).

No geral, a V.tal também entende que o próprio modelo de redes neutras contribui para a agenda ESG, ao democratizar o acesso à conectividade e evitar a duplicação de redes.

A empresa (nascida da infraestrutura de fibra da Oi e controlada pelo BTG Pactual) deve encerrar o ano com 20 milhões de casas passadas (HPs) com fibra óptica para contratação por operadoras – além de 50 contratos com provedores no modelo de rede neutra FTTH, sendo metade deles conectando clientes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!