AT&T fará soft launch com femtocell 3G

Após uma série de testes, a norte-americana AT&T deverá ser a primeira operadora a lançar comercialmente femtocells 3G naquele país. Um soft launch será feito em breve em quatro cidades dos EUA, incluindo Atlanta e talvez Seattle, informa o site Rethink Wireless (www.rethink-wireless.com). Uma oferta mais ampla deve acontecer já em dezembro.
O produto foi batizado de Microcell pela AT&T. Seu objetivo é reduzir o uso da rede celular tradicional e de seu backhaul, já que as chamadas via femtocell utilizam o acesso banda larga fixo da residência do cliente. A grande vantagem para o consumidor que instala uma femtocell é ter ligações gratuitas ilimitadas via celular enquanto estiver sob a cobertura de sua antena residencial.
A AT&T decidiu casar a venda de antenas femtocell com a de seus outros serviços. Quem tiver um contrato triple play com a operadora (voz, banda larga e telefonia celular) poderá requerer a antena de graça. Quem tiver apenas dois desses serviços contratados pagará US$ 10 pelo equipamento. Para quem for apenas um usuário de telefonia móvel da AT&T, a antena custará US$ 20. Esses preços, na verdade, ainda estão sendo testados e podem mudar quando do lançamento nacional, informa o site. A parceira da AT&T nesse projeto é a Cisco.

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Brasil
No Brasil, uma grande operadora já fez uma primeira chamada de preços para ter uma ideia dos custos envolvidos na implantação de femtocélulas, mas o projeto depende também de uma definição regulatória, isso porque cada femtocell estaria sujeita a taxações de Fistel iguais a de uma célula convencional, ou seja, R$ 1,2 mil por ano por célula, o que inviabiliza um modelo comercial. O tema será discutido na edição de outubro da revista TELETIME.

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