Futuro da legislação de TV

Foto: Pixabay

É de conhecimento de todos que os brasileiros adoram uma tela com conteúdo audiovisual…

De acordo com um levantamento da Comscore feito no ano passado, somos a terceira nação que mais consome redes sociais em todo o mundo, atrás de Índia e Indonésia, e à frente de EUA, México e Argentina.

Não é à toa que a sede da segunda maior emissora de TV no mundo – a Rede Globo – é aqui. (A primeira do ranking é a americana ABC).

Notícias relacionadas

Entra ano, sai ano e a televisão é um dos entretenimentos preferidos em nosso país. Na última pesquisa Data Stories 38 da Kantar Ibope Media, 71% das pessoas disseram que gostam de relaxar em frente à TV.

Curiosamente, já estamos bastante cientes de que nossos hábitos de consumo mudaram. Na mesma pesquisa, 49% dos entrevistados reconheceram que a transmissão de vídeo online mudou a forma de assistirem conteúdo. Quer dizer, YouTube & Cia. são absolutamente integrados ao cotidiano nacional.

Não é de surpreender que estamos também entre os Top 3 países que mais assistem a plataformas de streaming, segundo a empresa de pesquisa alemã Statista.

O Censo 2022, realizado pelo IBGE, indica que os serviços pagos de streaming de vídeo – chamados de SVoD – estavam presentes em 43,4% dos domicílios com aparelhos de TV, no Brasil.

No mês passado, levantei o debate sobre a definição de TV (você pode reler aqui) e prometi que voltaria ao assunto sob outra perspectiva.

Mais que uma enorme fonte de entretenimento, o conteúdo em vídeo, onde quer que seja transmitido – via antena, satélite, cabo coaxial, fibra óptica ou IP (Internet fixa ou móvel) –, é um negócio que faz rodar a economia do país. Gera empregos e recolhe tributos.

Então, cabe a pergunta: estaria um dos maiores mercados de conteúdo em vídeo do mundo atrasado (e atrapalhado) na regulação do setor?

Eu penso que sim.

No vácuo

Sempre que posso, provoco meu interlocutor e digo que mais fácil seria regular o vídeo em si e não pensar em cada um dos meios de transmissão, separadamente. É difícil pensar em leis tomando como ponto de partida preferências de visualização e tecnologias de distribuição.

Para defender meu ponto de vista, fiz uma análise das obrigações de acordo com a legislação que vigora neste momento – Lei nº 9.472 (LGT); Lei nº 4.117; Lei nº 11.652; Lei 12.485/2011 (SeAC) – e os projetos que estão em análise nas casas legislativas federais para regulamentar as plataformas de streaming – PL 8889/2017 e PL 2331/2022.

Fica claro que falta um balanceamento de obrigações. Uns setores estão hiper-regulados – caso das operadoras de TV por assinatura e telecoms –, enquanto os meios digitais escapam do pente fino, por serem empresas globais e pela rapidez com que evoluem e se transformam.

Logicamente, a Internet é muito nova, se comparada à radiodifusão e às telecomunicações tradicionais. Só que nem por isso, as empresas deveriam correr soltas, sem contrapartidas entregues à sociedade.

Por exemplo, Austrália e Europa mantêm para as plataformas digitais cotas de tela (espécie de reserva de mercado para conteúdo nacional) semelhantes ao que se exige aqui dos canais de TV por assinatura.

Essa é a lógica de quem procura, desde 2015, regular as plataformas de streaming. Em novembro, foi aprovado no Senado um projeto de lei que imputa a elas obrigatoriedade de oferecer conteúdo regional. Ainda estende a cobrança da Condecine – Contribuição para o Desenvolvimento da Indústria Cinematográfica Nacional, tributo que abastece o Fundo Setorial do Audiovisual, ferramenta de fomento à indústria nacional.

Contudo, o projeto continua na Câmara dos Deputados para análise.

Fonte: Omarson Costa

Por sinal, o Canadá aprovou em abril de 2023, uma lei que equipara as plataformas digitais que operam por lá às emissoras tradicionais, obrigando-as a pagarem o equivalente a uma Condecine canadense.

Você pode ser a favor ou contra esse tipo de tributo, desde que mantenha a posição para todas as empresas que atuam no setor. Meu argumento para debate é que, por haver tantas distinções entre as leis e o que exigem, estamos, literalmente, perdidos em meio a definições.

Um debate semelhante se dá em torno do marco regulatório da Inteligência Artificial (IA). Os especialistas dizem que é impossível regular absolutamente tudo, porque isso vai travar o desenvolvimento, evolução e até melhoria dos sistemas. É preciso fundamentar as bases, ser flexível e proteger o ser humano.

Eu aplico a mesma lógica ao mercado de conteúdo audiovisual. Talvez, devamos partir de um princípio mais básico e fundamental.

Admito que há questões complexas que englobam o assunto, como por exemplo: a quem cabe investir na infraestrutura das redes móveis (as mais usadas no Brasil), no aumento da capacidade de armazenamento e processamento em nuvem e na melhoria da velocidade de transmissão dos dados? Como proteger efetivamente a privacidade de informações passadas digitalmente? Como fica a tributação de conteúdos gerados por pessoas físicas compartilhados nas plataformas?

Eu penso que deveria ser assim:

Fonte: Omarosn Costa

É esperado que o futuro da distribuição de conteúdo audiovisual seja um misto de tecnologias. Que tal pensarmos em possibilidades de promover a integração dos participantes deste setor, ao invés de promover a disputa desigual entre eles?

Um mercado em que a radiodifusão tradicional coexiste e colabora com plataformas digitais e de streaming pode ser a melhor solução.

Nota: As discussões e contra-argumentações das partes envolvidas acabaram por instigar a Ancine, agência reguladora da produção audiovisual brasileira, a confeccionar um documento (confira aqui) e abrir uma consulta pública. Se este tema lhe é caro, envie suas contribuições até 15 de abril.

* Omarson Costa é especialista em transformação digital da indústria de mídia e conselheiro de administração. As opiniões expressas nesse artigo não necessariamente refletem o ponto de vista de TELETIME.

1 COMENTÁRIO

  1. Sua posição é muito justa pois o que é aplicado a um também deve ser aplicado a todas as situações semelhantes e também concordo também que não parece certo que haja uma preferência por um em detrimento dos outros.

    Talvez você também compartilhe a visão que a telecom e Tv aberta ainda são reguladas pois o estado detém o controle do espectro de radiofrequência e usa a desculpa de que por ele ser limitado, precisa garantir que a população tenha acesso a entretenimento, jornalismo, conteúdo religioso, etc. Mas não tem o menor sentido impor essas limitações aos serviços de streaming, uma vez que eles entregam diretamente o conteúdo de acordo com a demanda de seu consumidor. É uma relação plena e o estado irá interferir APENAS para atrapalhar essa relação, pois as necessidades já são atendidas, impor, por exemplo, uma cota de 5% de conteúdo jornalístico das duas uma: ou vai ser inútil, porque a demanda é maior que isso ou é danosa porque vai gerar uma produção de conteúdo para uma demanda inexistente, mas POR DEFINIÇÃO, não pode ser beneficia.

    As consequências para esse tipo de interferência são:
    – Queda de qualidade (terão que dar atenção a produzir um conteúdo que não é demandado, abrindo mão do conteúdo que realmente é importante para seus consumidores)
    – Aumento de custo (adequação obrigatória a norma x, criação de um departamento para produzir conteúdo y, novo custo de 12% para atender uma demanda de 0,17%, e por aí vai)
    – Impedimento da concorrência (Talvez para o YouTube e a Netflix essas regulação não influenciem de forma tão clara e significativamente. Mas quando o sarrafo sobe é para todos. Expandir a regulação castra todo um mercado que poderia está se desenvolvendo e consolidam os grandes e antigos no poder. A internet e esses serviços de tecnologia só avançam na velocidade da luz como vimos nos últimos anos porque conseguiram ultrapassar a velocidade da regulação. Conseguiram inovar, testar, se consolidar e atenderam demanda importes porque tiveram espaço para isso. E as quem não foram boas simplesmente morreram por falta de quem consumisse).
    – Abre margem para interferência política e controle direto (o poder gira e ferramentas de regulação podem sempre ser usadas como ferramentas de controle, talvez hoje quem tá lá não queira, mas quem vai estar amanhã? E depois de amanhã? Basta observar como ocorrem as fiscalizações por parte da prefeitura em cidades pequenas Brasil a fora).

    Hoje em dia já precisamos lidar com essa situação, mas não quer dizer que todos devem ser prejudicados igualmente uma vez que nem se quer utilizam um recurso público e escasso como o espectro electromagnético. Todos devem estar sobre a mesma lei, mas todos os que são semelhantes entre si.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!