Telefónica lança módulos de Internet das Coisas que podem ser montados como Lego

A Telefónica lançou nesta terça-feira, 21, na Espanha, a solução de Internet das Coisas (IoT) Thinking Things, que o grupo alega ser o primeiro produto comercial de IoT. Trata-se de uma plataforma aberta e modular de conectividade que funciona com conectividade 2G e sistema plug-and-play. A ideia é que clientes possam utilizar os blocos como peças do brinquedo Lego, conectando objetos sem a necessidade de saber programação ou de instalar infraestrutura adicional.

Notícias relacionadas
A companhia pretende que sua plataforma Thinking Things Open se torne um sistema de integração para qualquer produto. Para tanto, o hardware é aberto e concebido em colaboração com a plataforma aberta Arduino, oferecendo conectividade 2G para a Europa, Estados Unidos e América Latina, e espera que desenvolvedores utilizem a API para criar suas próprias soluções de IoT – a plataforma custa a partir de 90 euros.

No primeiro pacote do Thinking Things, o grupo espanhol oferece uma solução ambiental, com um conjunto de módulos de controle e gestão remota da temperatura, luz e umidade do local onde os dispositivos estão instalados. A este núcleo pode-se adicionar outros módulos para executar mais funções, como detecção de movimento, pressão e impacto. A partir daí, basta montar as peças como no Lego, e o dispositivo se conectará à plataforma aberta da operadora na nuvem, onde poderá ter os parâmetros definidos e executar as ordens programadas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!