A partir de estudo conjunto, Europa e Brasil buscam parcerias em semicondutores

Semicondutores
Foto: Pexels

O estudo "Fortalecimento do conhecimento bilateral UE-Brasil sobre tecnologia do setor de semicondutores e possibilidades de cooperação em comércio e P&D", apresentado na semana passada durante o Painel Telebrasil Summit , traz um diagnóstico sobre o mercado de semicondutores e estabelece as bases para explorar uma parceria entre a União Europeia e o Brasil neste setor, que patrocinaram o relatório. A íntegra do trabalho está disponível aqui.

Como se sabe, semicondutores são a base de todos os produtos eletrônicos e desempenham um papel central nas economias modernas e vida cotidiana, e o estudo sustenta que uma futura colaboração entre Brasil-UE no setor de semicondutores "exigirá estratégias conjuntas no que se refere à adoção de políticas de apoio internas e externas". Além disso, como sustentam a transformação digital e são essenciais para todas as indústrias, a ação cooperada visaria promover uma compreensão mútua das respectivas cadeias de suprimentos e políticas de semicondutores para facilitar ações futuras de forma a fortalecer uma parceria estratégica bilateral no setor.

As principais considerações quanto ao setor de semicondutores

Notícias relacionadas

O relatório oferece uma visão geral do cenário de fabricação de semicondutores e, em particular, do posicionamento do Brasil e da UE nos principais segmentos da cadeia. Uma das principais constatações é que a produção de chips ocorre em uma cadeia de suprimentos global, complexa e bastante concentrada, especialmente em áreas como fabricação e encapsulamento, o que torna o desenvolvimento de qualquer política necessariamente parte de uma análise do cenário global. 

No front-end da cadeia de suprimentos, apenas duas empresas no mundo, localizadas em Taiwan e na Coreia do Sul, são capazes de produzir os mais avançados chips lógicos de 3nm. No back-end, a indústria global de montagem, teste e encapsulamento (ATP) está fortemente concentrada na Ásia, sendo que a UE detém menos de 5% desse mercado. 

Fora da Ásia, o Brasil é o 2º maior centro de Empresas Terceirizadas de Montagem e Teste de Semicondutores (OSAT), fornecendo serviços de encapsulamento de Circuitos Integrados (Cis) e testes. No entanto, sabe-se que esse cenário está mudando significativamente com a promulgação das Leis de Chips dos EUA e da UE, aponta o estudo.

Essa Lei Europeia dos Chips é o novo pacote legislativo com o qual a Comissão Europeia procura fortalecer o ecossistema de semicondutores e enfrentar a escassez de chips que o mercado registra há anos. 

Vários exemplos de investimentos planejados são apresentados, incluindo futuras fábricas de semicondutores, como a da Intel em Magdeburg, Alemanha; a futura fábrica da Wolfspeed de dispositivos de carboneto de silício de 200 mm em Saarland, Alemanha; e, mais recentemente, em 5 de junho de 2023, GlobalFoundries Inc. e STMicroelectronics anunciaram que vão construir uma nova fábrica de semicondutores de 300 nm de alto volume, operada em conjunto, em Crolles, França.

O relatório mapeia também os principais atores na área de pesquisa no Brasil e na UE em seus respectivos ecossistemas de semicondutores. Ambos os territórios têm uma forte capacidade de pesquisa e de formação em semicondutores, oferecendo muitas oportunidades para enfrentar os principais desafios da indústria de semicondutores na atualidade e na próxima década.

Recomendações políticas para apoiar e fortalecer o ecossistema

Algumas recomendações de políticas também são recomendadas pelo relatório e foram agrupadas em três áreas principais: aumento da colaboração da indústria (Recomendações 1-3); melhoria dos ecossistemas inter-regionais de semicondutores em todas as áreas, incluindo educação, treinamento e melhores práticas (Recomendações 4-6); e, finalmente, implementação de uma iniciativa transversal para coordenar ações e compartilhar conhecimentos para melhorar a resiliência das futuras cadeias de suprimento de semicondutores do Brasil e da UE (Recomendação 7).

  • RECOMENDAÇÃO 1: Aumentar a colaboração da indústria no Brasil e na UE em programas estratégicos de pesquisa e desenvolvimento de semicondutores, inclusive com a possibilidade de aproveitar todas as oportunidades de P&D no âmbito do Chips Joint Undertaking e quaisquer outras parcerias da indústria focadas em PD&I. 

RECOMENDAÇÃO 2: Fortalecer as parcerias industriais e os vínculos da cadeia de valor entre o Brasil e a UE na cadeia de semicondutores no setor automotivo e de comunicações de forma a melhorar a resiliência das cadeias de valor globais e aumentar a competitividade das indústrias da UE e do Brasil globalmente. Alavancar, sempre que possível, os vínculos corporativos da UE existentes no Brasil (incluindo os centros de pesquisa de empresas da UE com subsidiárias no Brasil). Facilitar a participação de centros corporativos de pesquisa da UE no Brasil em programas europeus de inovação. 

RECOMENDAÇÃO 3: Promover uma plataforma de PMEs da UE e do Brasil e desenvolver ações para acelerar o crescimento de PMEs e start-ups de alta tecnologia por meio de vínculos e cooperação entre PMEs identificadas na cadeia de suprimento de semicondutores. Essa ação poderia se beneficiar das plataformas existentes na UE, como a European Enterprise Network (com consultores de sustentabilidade dedicados), os European Digital Innovation Hubs nos setores de semicondutores ou de automóveis e comunicações, e a iniciativa EU Start-up Nations.

RECOMENDAÇÃO 4: Criar parcerias inter-regionais entre o Brasil e a UE para impulsionar o comércio, a competitividade da cadeia de suprimentos e a inovação. As regiões brasileiras e da UE, com seus clusters e parceiros industriais, seriam estimuladas a participar dessa iniciativa e a desenvolver um pipeline de projetos de investimento em semicondutores.

RECOMENDAÇÃO 5: Aprimorar a cooperação e a comunicação do ecossistema de semicondutores por meio de um Centro de Competência em Semicondutores UE-Brasil. Esse centro conjunto de competências conectaria os atores brasileiros à rede emergente de centros de competência em semicondutores dos Estados-Membros da UE e, da mesma forma, conectaria os atores da UE à rica rede de centros brasileiros e centros de programas APCI. 

RECOMENDAÇÃO 6: Promover iniciativas bilaterais de pós-graduação e formação de engenheiros, tecnólogos, cientistas e empreendedores na área de semicondutores. De uma perspectiva brasileira, seria interessante considerar uma adaptação do antigo programa brasileiro "Ciência sem Fronteiras", transformando-o em um programa de "Semicondutores sem Fronteiras" entre a UE e o Brasil, segundo o estudo. 

RECOMENDAÇÃO 7: Coordenar ações e compartilhar conhecimentos para melhorar a resiliência das cadeias de suprimento de semicondutores do Brasil e da UE, incluindo o monitoramento do funcionamento das cadeias de suprimento de semicondutores do Brasil e da UE, bem como a detecção e resposta a crises por meio de medidas corretivas coordenadas.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!