Baigorri reafirma que não há incompatibilidade entre neutralidade de rede e 5G

O presidente da Anatel, Carlos Baigorri, reafirmou a tese de que não é necessário mudar as regras de neutralidade de rede vigentes para se usufruir de todas as potencialidades que a tecnologia 5G proporciona. Na avaliação dele, oferecer serviços específicos para determinadas aplicações não ofende o princípio da neutralidade previsto no Marco Civil da Internet (MCI).

"Muito tem se colocado que a neutralidade de rede no MCI impede o network slicing (fatiamento de rede). Eu particularmente não vejo assim. Eu acho que você pode ter uma rede com requisitos específicos para atender serviços como agronegócio e afins", disse o dirigente da Anatel no Painel Telebrasil Talks, que aconteceu nesta terça-feira, 20, em Brasília.

Para Baigorri, a neutralidade de rede tem um conceito muito especifico, que não impede a oferta de serviços especializados, com determinadas características. "Isso não ofende o MCI. Temos que ver isso caso a caso para ser avaliado. A princípio, não existe uma contradição em si", avaliou o presidente do órgão regulador.

Notícias relacionadas

Anatel do futuro

Outro assunto abordado por Carlos Baigorri durante o evento foi uma discussão sobre como o Estado brasileiro se coloca diante dos desafios trazidos pelo mundo digital, o que envolve também uma discussão sobre o futuro da agência. "Os objetivos regulatórios que fundaram a Anatel, lá nos anos 90, já foram superados. Naquela época, nosso objetivo era universalizar a telefonia fixa. Agora, quando você olha a Internet, a telefonia fixa e a telefonia móvel, esses desafios já foram superados", disse Baigorri.

Ele ressalta que, passados 25 anos, a Internet está no cotidiano das pessoas. Atualmente, declara, a sociedade brasileira estaria esperando da Anatel uma atuação sobre alguns problemas ocasionados pelas aplicações, como retirada de determinados serviços do ar e queda do WhatsApp, sem que a agência tenha os instrumentos adequados para sanar tais demandas.

"O que acontece é que a sociedade brasileira espera uma atuação, medidas, que a regulação não suporta. E desde que tomei posse, tenho dito que temos que ressignificar o papel do Estado nesse cenário digital. Hoje temos uma estrutura completamente fragmentada olhando para isso. Temos o CGI.Br, a ANPD, temos Ancine, temos a Anatel, enfim, temos uma diversidade de órgãos do estado atuando no ecossistema digital", voltou a afirmar Baigorri.

Na visão do presidente da Anatel, isso mostra que vários agentes públicos atuam em uma parte do ecossistema digital, sem olhar para o todo. "E nossa posição não é corporativista. Mas, sim, maior que isso. Queremos realmente apontar como o Estado pode olhar para essas questões", disse.

Para Baigorri, este debate deve ser amplo, com diversos órgãos, e não apenas da Anatel. "Não queremos ser líderes desse processo, mas um dos órgãos que estará nesse debate. E eu anunciei que no dia 4 de novembro, o dia de aniversário da Anatel, vamos apresentar uma proposta de como entendemos que este esse diálogo deve ser feito".

"Não vamos apresentar minuta de PL, nem nada. A Anatel não é dona da solução. Queremos um diálogo amplo. O que teremos no dia 4 é um anúncio de como pretendemos fazer esse debate, com apoio de outros órgãos desse debate", finalizou o presidente da agência.

Operadoras divergem

Na agenda setorial endereçada aos presidenciáveis, a Conexis Brasil Digital, entidade que reúne as principais operadoras de telecomunicações, entendem que é preciso um olhar para a concorrência com o mercado digital, especialmente quando se olha a assimetria regulatória entre plataformas digitais e operadoras de telecomunicações. Por isso, no documento, sugere uma revisão das atuais regras de neutralidade de rede no Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!