Gestão eficiente de espectro envolve renovações contínuas, diz especialista

No painel da 10ª edição do Latin American Spectrum Conference, que discutiu as melhores práticas de preços de políticas de licenciamento e renovação de espectro, Stefan Zehle, presidente e CEO da Coleago Consulting, disse que quanto mais espectro uma operadora possui, mais chances de investimentos ela pode ter, e que as empresas estão em busca de consolidação de mercados. O evento aconteceu nesta terça-feira, 20, na sede da Anatel, em Brasília e segue nesta quarta-feira, 21.

Isso envolveria também, por exemplo, a realização de leilões eficientes de espectro, mas com políticas diferenciadas para as renovações. "Refazer o leilão de um espectro não melhoraria o propósito de um serviço. Agora, o jogo das grandes empresas esta em consolidação e não em busca de novos mercados", afirmou o especialista.

Zehle também destacou que renovar espectro de maneira indeterminada está se tornando muito comum em diversos países. "Muitas agências estão observando que leiloar de novo o espectro não faz mais sentido. Apesar das licenças terem prazo, há uma série de ações de aumento desses prazos de validade das autorizações", afirmou.

Notícias relacionadas

O CEO da consultoria ainda disse que tais medidas encorajam investimentos e permitem maior segurança e eficiência para as operadoras. "As renovações de espectro devem se mover para uma taxa nominal de preço, tendo como princípio o interesse público e critérios públicos", ponderou.

Experiência brasileira

Nilo Pasquali, Superintendente de Planejamento e Regulação da Anatel, apresentou a experiência brasileira implementada no leilão de frequências do 5G. Ele destacou que os leilões de radiofrequência são oportunidades únicas de pactuar compromisso e de poder garantir uma série de políticas públicas.

No caso do leilão do 5G, Nilo Pasquali apontou que 90% do valor das frequências foram convertidas em compromissos, já que era preciso garantir um pagamento pela autorização que a Anatel estava dando pelo uso do espectro. "Não tem como não ter alguma arrecadação. A lei fala de que a forma de adquirir espectro deve ser paga. Pode ser um real, mas precisa pagar algo", afirmou.

Pasquali também destacou que a agência de telecomunicações do Brasil está em constante reflexões sobre como criar métodos diferentes de escolha de vencedores do leilão, apontando algo para além do preço.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!