Vivo e Auren criam joint-venture para explorar mercado livre de energia

A Vivo assinou um acordo para criação de joint-venture ao lado da Auren Energia, com foco na comercialização de soluções customizadas em energia renovável em todo o Brasil. A parceria foi anunciada na noite da última segunda-feira, 18.

"O objetivo é capturar as oportunidades que surgirão com a abertura do mercado livre de energia, que representará um potencial de mais de 72 mil novos consumidores que poderão escolher o seu fornecedor e ter maior flexibilidade na contratação do insumo, a partir de 1° de janeiro de 2024", explicou a dupla, em comunicado. Dessa forma, a nova JV adotará a modalidade de comercialização varejista e contará com equipe própria e independente.

A exploração vai mirar o segmento de clientes com demanda inferior a 500 kW, preparando-se, inclusive, para atuar no segmento de baixa tensão e residencial em um cenário de abertura total do mercado de eletricidade brasileiro.

Notícias relacionadas

A conclusão da operação está sujeita à aprovação prévia dos órgãos concorrenciais competentes, bem como à obtenção das habilitações regulatórias necessárias para o desenvolvimento de seus negócios.

A Auren Energia é especializada na geração e comercialização de energia renovável do Brasil, com capacidade instalada de 3,0 GW. A companhia opera com uma matriz limpa e diversificada em ativos localizados no Sudeste e Nordeste.

O mercado livre

"O mercado de energia está passando por grandes transformações. Em alguns anos todas as pessoas e empresas do país poderão escolher seu fornecedor de energia, o que mudará suas exigências quanto a prestação de serviço e atendimento. E a Vivo é uma das marcas do Brasil com mais experiência em relacionar-se com clientes, por isso temos importantes ativos para aportar na JV com a Auren", afirmou Ricardo Hobbs, vice-presidente de Estratégia e Novos Negócios da Vivo.

"Além disso, o anúncio de hoje representa um avanço do nosso posicionamento estratégico como plataforma digital e reforça nosso compromisso com pilares ESG", completa o executivo da tele – que tem buscado a diversificação de negócios.

Implementado de forma gradativa desde 1995, o Mercado Livre de energia está disponível para clientes conectados à rede de alta tensão (superior a 2,3 kV) com demanda contratada superior a 500 kW. A partir de janeiro de 2024, ocorrerá uma nova fase de abertura do mercado livre, onde consumidores conectados à alta tensão, com qualquer valor de demanda contratada, poderão aderir, representando um público potencial de até 72 mil novos clientes, entre fábricas, escritórios e estabelecimentos comerciais, segundo estudo feito pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE.

O cronograma tem sido acompanhado de perto pelas operadoras, que vislumbram a exploração do segmento a partir de parcerias.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!