A TIM e a Quod, uma das operadoras do Cadastro Positivo, celebraram uma parceria para incluir informações de geolocalização nas análises de crediário, empréstimo e financiamento realizadas pelo birô de crédito.
Com o acordo, dados fornecidos pelas antenas da TIM devem facilitar a verificação e autenticação de pessoas físicas em empresas que utilizarem o serviço de score da Quod (como varejistas, bancos ou seguradoras). Na prática, a solução deve checar se o requerente do serviço financeiro habita mesmo a região informada, minimizando o risco de fraudes.
"Em linha com a estratégia da companhia de geração de novos negócios, damos início ao primeiro acordo relacionado ao nosso big data", afirmou o head de estratégia e transformação da TIM, Renato Ciuchini, em comunicado. "Em parceria com a Quod, damos mais um passo para oferecer a pessoas e empresas soluções ainda mais completas".
De acordo com o executivo, a solução respeitará "rígidos critérios de segurança, privacidade e proteção de dados", incluindo a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), já em vigor.
Criada em 2017 pelos bancos Banco do Brasil, Bradesco, Caixa, Itaú e Santander, a Quod é uma das operadoras do Cadastro Positivo. O banco de dados reúne informações de consumidores para fins de gestão de risco de crédito e de carteira de clientes.