A Vivo anunciou nesta quinta-feira, 13, uma colaboração com a Microsoft para adoção do Azure OpenAI Service em uma série de processos internos. Pelo acordo, a dupla utilizará os recursos de inteligência artificial no desenvolvimento e implementação de soluções em diversas áreas da operadora.
Um dos primeiros casos de uso em desenvolvimento será a utilização das soluções de IA na criação de tecnologia de call center que ajude atendentes a entenderem melhor dúvidas dos clientes. Outros casos de uso também serão implementados, como uso do Azure OpenAI Service no apoio da elaboração de propostas comerciais para clientes corporativos.
Além de colaboração em produtos e processos, a parceria também envolverá a criação de um laboratório interno para promover a IA na Vivo. A iniciativa passa pelo trienamento de executivos e de fornecedores parceiros (veja mais detalhes no fim do texto).
A integração faz parte da colaboração estratégica entre o grupo Telefónica (controlador da Vivo) e a Microsoft para inovação conjunta em áreas como inteligência artificial, jogos, conectividade e comunicação. Vice-presidente de estratégia e novos negócios da Vivo, Ricardo Hobbs apontou o novo compromisso ao lado da Microsoft como uma "evolução do que começamos a construir em 2018, quando lançamos a Aura, nossa plataforma de inteligência artificial".
"Agora damos mais um passo nessa jornada, anunciando a utilização dessa nova IA, associada a um diferencial estratégico que é o nosso big data, e que traz um universo de novas oportunidades na interação com os clientes e ganhos de eficiência nos processos internos", revelou o executivo.
A empresa nota que até então, a IA era capaz de trazer respostas para resolver problemas específicos e previamente definidos. Com a nova geração de inteligência artificial generativa, será possível produzir conteúdos originais em diferentes formatos (respostas, textos, imagens), fazendo com o uso ganhe nova escala e aplicações. O ChatGPT é exemplo de tecnologia desenvolvida pela OpenAI.
Laboratório
Já o laboratório que será implantado ao lado da Microsoft terá equipe de 50 pessoas envolvidas e três pilares de atuação. Confira abaixo as verticais projetadas:
- o AI Lab, cujo objetivo é acelerar a implementação de casos de uso;
- o AI Business School, para treinar e qualificar os principais executivos da empresa em temas relacionados à inteligência artificial;
- e a AI Factory, para garantir a implementação bem-sucedida de casos de uso em toda a empresa por meio de parceiros de desenvolvimento de software.
Bando de golpistas, é muita armação pra te taxar com algum produto extra, ou trocar seu plano do nada por um mais caro. Quem sabe como eles vão usar a IA agora? A importância da ética nessas novas tecnologias vai ser vital daqui em diante.