Governos do Brasil e da Áustria assinam acordo de cooperação científica e tecnológica

Ministro Marcos Pontes e ministra da Educação, Ciência e Cultura da Áustria, Iris Eliisa Rauskala. (Foto: Divulgação)

Os governos do Brasil e da Áustria assinaram nesta quarta, 19, um acordo de cooperação científica e tecnológica. O documento foi assinado em cerimônia em Viena pelo ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes; e pela ministra da Educação, Ciência e Cultura da Áustria, Iris Eliisa Rauskala. O MCTIC diz que o objetivo é promover a colaboração entre os dois países, prevendo o incentivo e apoio ao desenvolvimento de atividades em ciência e tecnologia entre as instituições governamentais e de ensino superior, além de centros nacionais de pesquisa. 

O documento não foi disponibilizado, mas a assessoria de imprensa do MCTIC afirma que uma das metas é "estabelecer um arcabouço para a cooperação em pesquisa, que irá ampliar e fortalecer a condução de atividades em áreas de interesse comum, assim como encorajar a aplicação dos resultados dessa cooperação para seus benefícios econômico e social". Não foram divulgadas contrapartidas ou cronogramas. 

Entre os objetivos do governo brasileiro estão parcerias com a Áustria em aplicações de cidades inteligentes. Para tanto, Pontes promete visitar o projeto de bairro inteligente em Seestadt Aspern, em Viena. A agenda do ministro inclui ainda encontros com representantes de organismos internacionais, visita à incubadora de startups WeXelerate e participação na inauguração de um laboratório de energia nuclear.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.