Industria brasileira investiu R$ 39,6 bilhões em inovação em 2022

Foto: Lula Lopes/ABDI)

Dados divulgados na "Pesquisa de Inovação Semestral 2022: indicadores básicos", mostram que em 2022, as empresas industriais inovadoras com 100 ou mais pessoas ocupadas investiram R$ 36,9 bilhões em atividades internas de P&D.

Para a estimativa, foram entrevistadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) 1.532 empresas de um total de aproximadamente 9 mil existentes no Brasil, entre os meses de agosto e outubro de 2023.

As empresas da Indústria de transformação foram responsáveis por 83,5% desse valor e as das Indústrias extrativas, por 16,5%. O levantamento foi feito em parceria com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Notícias relacionadas

A maior parte, cerca de 86,3% desse montante, foi realizada pelas grandes empresas, com 500 ou mais pessoas ocupadas; ao passo que 7,8% provieram das empresas inovadoras de 250 a 499 pessoas ocupadas; e 5,9% das empresas de 100 a 249 pessoas ocupadas.

As atividades industriais que, proporcionalmente, mais investiram em P&D foram os fabricantes de produtos farmoquímicos e farmacêuticos, com 92,9% do setor investindo; os fabricantes de produtos químicos, com 74,1% e os fabricantes de equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos, com 68,8%.

Por outro lado, a Pesquisa de Inovação Semestral 2022: indicadores básicos mostra que os setores com menor proporção de empresas que realizaram dispêndios em atividades internas de P&D foram: Metalurgia, 17,1%; Confecção de artigos do vestuário e acessórios, 12,7%; e Manutenção, reparação e instalação de máquinas e equipamentos, 10,6%.

A pesquisa também mostra que a expectativa para 2024 é a de que 50,8% das empresas pretende aumentar seus investimentos em P&D em relação a 2023. Já 46,6% esperam manter e apenas 2,5% pretendem reduzir.

Produtos inovadores

Considerando-se o percentual de empresas entrevistadas que inovaram em novos produtos (47,3%), o setor de Informática e equipamentos ópticos lidera com 77,7% de produção de novos produtos no mercado, seguido por Produtos químicos, com 75,4%, e por Máquinas e equipamentos, com 73,3%.

Para Ricardo Cappelli, presidente da ABDI, o Brasil está em uma corrida onde se nota constante mudanças. "De um ano para outro, temos cadeia mudando sempre. O Brasil gerou em 2023 [apenas] 250 patentes. Há países que registraram mais de 6 mil patentes. Para corrigir isso, precisamos de parcerias com as Universidades e investimentos das empresas", afirmou durante o evento de apresentação da pesquisa.

Ele também acredita que é preciso transformar estes dados em uma realidade que aponte para uma maior inovação da indústria brasileira.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!