Ricardo Cappelli foi anunciado nesta quarta-feira, 31, pelo vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin, como o novo presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI). Cappelli deixa a secretaria-executiva do Ministério da Justiça após a saída do ministro Flavio Dino da chefia da pasta para assumir uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF).
A ABDI está desenvolvendo uma série de projetos relacionado ao setor de telecomunicações e à indústria 4.0, como os projetos pilotos que utilizam redes privativas de conexão 5G em plantas industriais e o projeto Conecta 5G, que entre outros propósitos busca a instalação de luminárias inteligentes (postes de iluminação) em cidades brasileiras. O equipamento abarca a quinta geração de dados móveis e permite a utilização de outras tecnologias, como câmeras de monitoramento e reconhecimento facial.
A agência também está envolvida na nova fase do programa Brasil Mais Produtivo, que tem como foco incrementar a transformação digital e tecnológica das micro, pequenas e médias empresas brasileiras e que conta com R$ 2,037 bilhões para o engajamento digital de 200 mil indústrias, com atendimento direto a 93,1 mil empresas nos próximos três anos.