Em Portugal, banda larga móvel ultrapassa a fixa

Enquanto o Brasil engatinha no provimento de acesso móvel à internet, em Portugal a banda larga móvel já ultrapassou a fixa em número de usuários, segundo dados divulgados nesta segunda-feira, 19, pela Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom) – o órgão regulador do setor naquele país.
Ao final do primeiro trimestre do ano, Portugal tinha 1,71 milhão de usuários de banda larga móvel e 1,58 milhão de acessos fixos à internet, dos quais 1,52 milhão em conexões banda larga. No último trimestre do ano passado foram adicionados mais 259 mil usuários de internet móvel, o que é 18% maior frente o trimestre anterior e 99% a mais na comparação com o mesmo período de 2007. Além do elevado crescimento, a Anacom chama a atenção para o aumento dos usuários ativos, que cresceu 20%, na comparação com o trimestre anterior, chegando a 793 mil. Comparando com o primeiro trimestre do ano passado, o crescimento foi de 152%. Com relação ao volume de tráfego, a agência reguladora de Portugal informa que este cresceu 40% em comparação com o último trimestre do ano passado.
Ao lado desse crescimento acelerado da internet móvel, a internet fixa vem perdendo espaço. Algo que deve demorar ainda algum tempo para acontecer no Brasil, se é que isso um dia venha a ocorrer de fato. Aqui as operadoras incumbents ainda registram altas vendas dos seus pacotes de banda larga. Mas em Portugal, este serviço caiu 0,2% comparando com o trimestre anterior e 3,5% na comparação com o primeiro trimestre do ano passado. A Anacom explica que a redução do número de clientes de banda larga fixa foi provocada pela diminuição de 3% do número de clientes em ADSL.

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.