Fatiamento da base de clientes da Oi evita que PPPs estourem teto de 5%

Foto: igorovsyannykov / Pixabay

A divisão de áreas de atuação da ClientCo da Oi (unidade de negócios de banda larga fixa), noticiada pelo Jornal Valor Econômico e confirmada junto a potenciais compradores em negociação com a empresa, tem um aspecto importante: ela mantém, de maneira aproximada, um equilíbrio entre cada uma das cinco regiões que poderão ser fatiadas, tanto em relação ao potencial de ganho de market share, quanto em relação à atratividade econômica.

A divisão obedece, nesse momento, a cinco áreas, com uma composição tipo "filé com osso" para os interessados no Sudeste, que não levariam o Estado de Minas Gerais, que por sua vez seria composta com o Nordeste.

Outra novidade: a negociação já inclui um pré-alinhamento com a V.tal sobre um novo contrato de preços de uso de rede.

Notícias relacionadas

Em relação ao market share, cada uma das áreas tem algo entre 500 mil e 800 mil assinantes de fibra, segundo apurou este noticiário. Esse número é importante por conta das aprovações concorrenciais que serão necessárias ao acordo e por conta do teto de clientes que as PPPs podem adquirir sem estourar os limites das regras que dão a elas a condição de operadoras de pequeno porte, o que se traduz em importantes exceções regulatórias.

Considerando que o mercado de banda larga fixa está na casa dos 48 milhões de acesso, qualquer operadora que ultrapassar 2,4 milhões de clientes (5% do mercado) deixa de ser uma PPP e passa a ter as mesmas regras impostas a empresas como Claro, Vivo, TIM, Sky e à própria Oi.

Assim, cada lote da Oi corresponde a aproximadamente 1,5% de market share total no mercado de banda larga. Nesse desenho, das empresas que sabidamente apresentaram propostas (Sky, Desktop, Alares, Ligga e Vero Americanet), apenas a Vero Americanet deveria ficar mais atenta, por já ter 2,8% de participação. Isso, é claro, se a opção for por continuar sendo uma PPP.

A divisão também significa que uma eventual nova entrante que adquira três das cinco áreas da Oi vai, possivelmente, ficar ainda abaixo do limite para ser enquadrada como uma PPP.

Também há um equilíbrio de atratividade entre as áreas: áreas que têm um ARPU menor também têm menos concorrência. Já as áreas em que a disputa é mais acirrada, a receita média é maior.

Outra novidade é que a negociação já traz uma espécie de pré-contrato previamente renegociado com a V.tal, segundo apurou este noticiário. Não quer dizer que o comprador não vá buscar as melhores condições com a empresa do BTG, mas ele não será obrigado, de cara, a aceitas as mesmas condições que a Oi tem. O contrato com a V.tal tem uma razão: para a operadora é essencial não apenas manter esse acordo de operação, como há um ganho para a empresa de rede neutra (e portanto, para a Oi, que é acionista) na diversificação na quantidade e qualidade dos clientes.

As grandes operadoras não apresentaram proposta até o momento, segundo apurou este noticiário, mas isso não quer dizer que elas ainda não possam fazê-lo. Mas a Oi irá analisar não apenas o valor ofertado, mas também a viabilidade da proposta (inclusive em relação às questões concorrenciais e regulatórias) e as condições de financiamento do comprado.

Segundo apurou este noticiário, a negociação com a V.tal não pesará, mas é óbvio que para a Oi também interessa que o comprador tenha um com acordo com a empresa de rede neutra, afinal ela é sócia da V.tal e quer vender bem essa participação (já anunciada no Plano de Recuperação Judicial).

A divisão, segundo apurou este noticiário, foi feita com base nas próprias propostas recebidas pela Oi, e não de uma análise específica sobre quais seriam as alternativas para potenciais investidores. Mas está claro que, nesse momento, boa parte dos potenciais compradores têm investidores se aproximando de um momento de realização de investimentos e, por isso, faz sentido o reforço de base. As propostas, contudo, continuam sendo trabalhadas e a configuração das áreas pode mudar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!