Nvidia firma parcerias para alavancar 6G e IA generativa

Jensen Huang, CEO da NVIDIA na GTC 2024 (divulgação: NVIDIA)

[Do Mobile Time] O evento GTC 2024 da Nvidia, que trouxe novidades em computação voltadas à inteligência artificial generativa e até ao 6G, se destacou não apenas pelo hardware e software de ponta. Capitaneado pelo CEO da companhia, Jensen Huang, o evento dedicou boa parte de seu tempo para as parcerias que estão nascendo em torno da demanda por inteligência artificial.

Outra novidade foi voltada para a próxima geração das redes celulares, o 6G. Ao lado de Ansys, Arm, ETH Zurich, Fujitsu, Keysight, Nokia, Northeastern University, Rohde & Schwarz, Samsung, SoftBank e Viavi, a Nvidia lançou uma plataforma de pesquisa para a sexta geração das redes móveis.

Esse arcabouço técnico é composto por uma aplicação de gêmeo digital para simular redes 6G (NVIDIA Aerial Omniverse Digital Twin for 6G), um RAN dedicado e com definição por software (RAN acelerada por NVIDIA Aerial CUDA) e uma estrutura de rádio para captura de dados com IA e machine learning (Estrutura de rádio neural NVIDIA Sionna).

Notícias relacionadas

A ideia da companhia é dar ferramentas poderosas para os players do setor desenvolverem o 6G aptos a receber aplicações como carros autônomos, espaços inteligentes e robôs colaborativos.

IA generativa

Parcerias da gigante de chips estão nascendo com empresas como SAP, Microsoft, Dell, HPE, Vultr e Samsung.

Inclusive, os anúncios do GTC 2024 tinham indicações de todos os grandes líderes do segmento de tecnologia, em especial ao falarem da nova unidade de processamento gráfico (GPU) NVIDIA Blackwell. Executivos como Sam Altman (OpenAI), Sundar Pichai (Google), Andy Jassy (Amazon), Michael Dell (Dell) e Elon Musk (X e Tesla) teceram elogios à tecnologia de sua fornecedora.

Ou seja, a NVIDIA mostra que a corrida de novas tecnologias como IA generativa, metaverso e 6G não será feita com apenas um player.

Confira um compilado abaixo das parcerias firmadas a partir das tecnologias da NVIDIA:

  • Microsoft – A empresa anunciou uma parceria com a NVIDIA para incorporar IA generativa no desenvolvimento de novos medicamentos e a pesquisa clínica. Com foco em provedores de serviços de saúde, empresas farmacêuticas e de biotecnologia, a iniciativa visa a descoberta de medicamentos com a nuvem e plataformas da NVIDIA;
  • Dell – A Dell avançou para o segmento de construção de aplicações para IA generativa com o seu Dell AI Factory, uma solução que integra computação da Dell com software e infraestrutura da NVIDIA e já está disponível com NVIDIA e Dell Services;
  • SAP – A companhia expandiu sua parceria com a NVIDIA com a adoção do NVIDIA Foundry para fazer o fine-tuning de grandes modelos de linguagem (LLMs), além do NVIDIA NIM para implantar aplicações de negócios, algo será ofertado até o final de 2024;
  • HPE – Com foco em IA, a companhia apresentou duas soluções full-stack para IA generativa, uma prévia do HPE Machine Learning Inference Software e suporte para desenvolver produtos desenvolvidos com a nova GPU da Nvidia, Blackwell;
  • Vultr – A companhia que atua com serviços de computação em nuvem privada e AI Fabric anunciou o Vultr Cloud Inference, uma interface de inference-as-a-service para implantar e rodar modelos de IA treinados externamente para a estrutura da Vultr e escalar seu uso de maneira fácil, global e flexível.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!