Nokia planeja adquirir empresa especializada na fotônica em silício

A Nokia anunciou nesta quarta-feira, 19, planos de adquirir a empresa norte-americana Elenion, especializada na produção de tecnologia baseada na fotônica em silício. A expectativa da fornecedora finlandesa é concluir o negócio ainda neste primeiro trimestre de 2020.

De acordo com a Nokia, a experiência e plataforma de serviços da Elenion permitiriam uma expansão na presença da gigante em mercados como redes 5G, nuvem e data center. A propriedade da empresa ainda traria redução do time-to-market e dos custos de produção da Nokia, assim que aplicadas em escala com as capacidades do silício na cadeia de suprimentos óticos.

"A Elenion desenvolve tecnologias fotônicas de silício de baixo custo e altamente integradas para interfaces óticas de curto alcance e alto desempenho. [As soluções podem] simplificar a integração com chipsets óticos, reduzir o consumo de energia e ajudar a reduzir o custo total por bit para as operadoras de rede", prosseguiu a companhia.

Notícias relacionadas

Para o head de redes óticas da Nokia, Sam Bucci, a aquisição cumprirá um papel estratégico para a fornecedora de equipamentos. "Quando combinadas com a Nokia, as tecnologias da Elenion devem acelerar o crescimento e a escala dos negócios de redes óticas, permitindo a abordagem de forma econômica em novos mercados".

Concorrência

O uso da fotônica em silício no setor vem despertando interesse em players da indústria de telecomunicações. Quem já está fortemente posicionada no segmento é a Cisco: a fornecedora também adquiriu uma empresa especializada na área (a Luxtera) e investiu cerca de US$ 1 bilhão nos últimos cinco anos para habilitar um novo portfólio de produtos baseado no componente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!