Vivo: proposta de edital do 5G é 'razoável' e há interesse no 700 MHz

Foto: Pixabay

A Vivo considera que a proposta para edital do leilão de 5G colocada em consulta pública nesta semana pela Anatel "parece razoável". A operadora entende que, especialmente com a disposição de colocar mais capacidade na faixa de 3,5 GHz, o leilão traz um "bom sinal" para o caminho da quinta geração no País. Além disso, manifesta interesse na faixa de 700 MHz.

"O que vemos hoje é melhor do que [a proposta que] estava sendo discutida antes, e é um bom sinal para o 5G ter mais espectro em 3,5 GHz", disse o CEO da operadora, Christian Gebara, em teleconferência de resultados financeiros nesta quarta, 19. "Isso é bom porque no 5G precisamos de 80 a 100 MHz [de capacidade na faixa] no mínimo", complementa. A proposta acolhida pelo conselho da Anatel acatou a sugestão das teles e de broadcasters para adicionar 100 MHz na faixa de 3,625-3,7 GHz, o que não agradou o setor de satélites.

Além dessa frequência, o leilão, agora previsto para acontecer no final deste ano, terá ainda outras faixas. Gebara destaca a de 2,3 GHz "que pode ser necessária", embora não tenha dito algum propósito específico. Mas interesse no 4G. "Tem também o 700 MHz, que será em duas rodadas, e é bom saber que a Vivo poderá participar da segunda", afirma. Na regra do edital proposto pelo conselho da Anatel, a primeira rodada dará prioridade para empresas que não adquiriram porções na faixa em leilões anteriores – o que basicamente significa que dependerá do interesse ou não da Oi para acontecer uma segunda rodada.

Notícias relacionadas

A Anatel também deverá trazer mais capacidade para o 5G em ondas milimétricas na faixa de 26 GHz, mas o executivo não chegou a comentar especificamente sobre esse espectro. Contudo, lembrou que a quinta geração vai exigir maior densidade de antenas, e que o compartilhamento de infraestrutura (como o acordo com a TIM) poderão ajudar a endereçar essa questão.

Obrigações

Christian Gebara também avalia que é necessário aguardar enquanto a versão do final do edital é definida após a consulta pública. "Mas, até o momento, parece razoável. E parece ter obrigações, o que dá para fazer muito mais com a frequência do que [gastando] no preço do lance no leilão. Estamos trabalhando para otimizar o investimento para trazer mais conectividade no Brasil em vez de destiná-lo para a licença", diz.

A consulta pública da Anatel pode ser acessada clicando aqui.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!