Anatel libera 3,5 GHz para 5G em mais 432 cidades

Foto: Reprodução/Anatel

Mais 432 municípios brasileiros estarão prontos para receberem 5G a partir do dia 23 de outubro. A medida, antecipada por TELETIME no início deste mês, foi oficializada nesta quarta-feira, 18, durante deliberação do Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz (Gaispi).

Essas novas cidades estão localizadas em seis estados: Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Minas Gerais, Amapá e Roraima. A região Sul foi domina a lista, com 386 municípios. Confira aqui a lista completa.

Com a decisão, o Brasil terá 2.456 os municípios com a faixa de 3,5 GHz disponível para utilização por estações do 5G standalone. Essas localidades respondem por aproximadamente 156 milhões de brasileiros – ou seja, 73% da população nacional. A medida significa que as prestadoras que adquiriram lotes nessa faixa já poderão solicitar à Anatel o licenciamento e ativação, mas a expansão efetiva da rede ainda depende de estratégias mercadológicas de cada operadora.

Notícias relacionadas

"De acordo com o planejamento atual e o andamento das atividades de migração e desocupação, o país chegará em junho de 2024 com 3.677 municípios liberados, representando um avanço significativo frente ao planejamento inicialmente estabelecido no Edital do 5G", informou a agência em comunicado.

Sinal de TV

A decisão do Gaispi segue as diretrizes do Edital do 5G e abrange municípios onde a Entidade Administradora da Faixa de 3,5 GHz (EAF) está migrando o sinal de TV da banda C para a banda Ku. Isso significa que quem usa antena parabólica para TV deve adaptar o equipamento para evitar interferências.

Inscritos no CadÚnico que usam parabólica para TV podem solicitar gratuitamente o kit de adaptação via Siga Antenado (EAF). Segundo a agência, desde setembro, foram instalados 1.237.798 antenas, enquanto 208.025 já estão agendadas.

Veja abaixo a distribuição dos 432 municípios com o 3,5 GHz liberado a partir do dia 23 de outubro:

UFQuantidade de municípios
Paraná160
Rio Grande do Sul155
Santa Catarina71
Minas Gerais27
Amapá11
Roraima8
Total432

Panorama do 5G

Hoje, o País tem 15.671 estações 5G na faixa 3,5 GHz distribuídas em 267 municípios. Segundo a Anatel, a maior concentração dessas ERBs está nas três cidades mais populosas do país: São Paulo (2.805), Rio de Janeiro (1.994) e Brasília (1.058).

Ao mesmo tempo, a Anatel fala que a cobertura da quinta geração de redes móveis alcança, em média, de 30% a 40% da área urbana das 267 cidades com o 5G.

6 COMENTÁRIOS

  1. O que mais chama atenção nessa liberação dessa lista das cidades pra receber o 5g, e que o Estado do Maranhão não tem uma cidade nessa lista, como as coisas pro nordeste demora demais

  2. Não precisa aumentar mais nada é só funcionar, essa fibra ótica e esse cabo que sai do continente africano para o Brasil até agora só vi falar em gastos, mas velocidade, ganho de conexão só de boca.

  3. Onde moro em Ubatuba Litoral Norte do Estado de São Paulo, não pega nem o 3 G
    Local. Bairro do Sumidouro, tbm conhecido como Jardim Ubatuba, uma Vergonha né

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!