Anatel vai liberar 3,5 GHz para 5G em mais 432 cidades; confira a lista

A Anatel deve confirmar na próxima semana a liberação do espectro de 3,5 GHz para serviços 5G em mais 432 cidades de seis estados: Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Minas Gerais, Amapá e Roraima. Veja aqui a lista completa.

O aval para uso da faixa deve ser confirmado no próximo dia 18, em reunião do Gaispi (grupo da Anatel que supervisiona os compromissos de 3,5 GHz). As operadoras detentoras da frequência poderão solicitar autorização para ativar o 5G no espectro a partir do dia 23 de outubro.

Com a confirmação, serão 2.456 os municípios com a faixa de 3,5 GHz liberada para o serviço de quinta geração – ou quase metade das cidades do País. Até o momento, há 2.024 municípios com o espectro disponível.

Notícias relacionadas

Nova liberação

No novo lote de municípios estão 381 cidades com população abaixo de 30 mil habitantes. Também constam na lista 51 cidades com população entre 30 e 100 mil habitantes, cuja data original para liberação do espectro era janeiro de 2026.

Veja abaixo a distribuição dos 432 municípios com o 3,5 GHz liberado, com predominância para cidades da região Sul:

UFQuantidade de municípios
Paraná160
Rio Grande do Sul155
Santa Catarina71
Minas Gerais27
Amapá11
Roraima8
Total432

8 COMENTÁRIOS

  1. Aqui no Brasil ainda estamos com as coberturas via antenas e a propaganda de telefonia dizem que é via satélite. Pura enganação.

  2. Na minha pequena São Francisco de Assis RS já temos 5g, mas não sabemos qual a operadora. Sei que a operadora Claro ainda não e 5G

  3. Boa noite pessoal.
    Eu não acredito mais em promessa, é tudo enganação, eu moro no Paraná, o 4 g aqui já era ruim , vocês imagina hoje depois de noticiar o 5 g, virou uma porcaria, infelizmente a vivo em Paranavaí e péssima, horrível!!!

  4. Nossa! Não se vê um comentário positivo!
    Sem falar que hoje as operadoras exploram como podem o usuário que tem 4G, imagine quando chegar o 5G…tem que vender o rim se quiser manter a telefonia de "alta velocidade"!

  5. Em Fazenda Grande, município de Muquém de São Francisco, a população kilombola iria agradecer se nosso povoado fosse escolhido, a gente só nunca perdeu o chip pq todo mês coloca recarga, o que é injusto. Se tivesse ao menos um aparelho repetidor de sinal de alto nível a população iria ficar muito satisfeita, já que a prefeitura, a prefeita Mara Rios nunca correu atrás das operadoras pra isso!

  6. Bom o 5g no Brasil vai chegar pois as operadoras estão investindo alto para limpar a faixa 3.5 GHz os seja trocando as parabólicas e esse investimento alto não é brincadeira agora o 5g de alta velocidade depende muito de infraestrutura local por que as vezes a operadora monta um rádio transmissor 5g mais no local não tem uma fibra ótica de boa qualidade aí da na mesma por exemplo real aqui em minha cidade era 3g atendia bem o básico dentro da cidade e até uns 40km em volta depois a operadora Tim tocou nosso rádio para 4g aí meu amigo ficou ruim 2km já não pega bem e a velocidade de Internet ficou a mesma velocidade 3g para quem mora ou estar perto da
    torre ou seja pioraram o alcance e como só trocou o rádio a velocidade ficou a mesma coisa eu espero que a Tim coloque uma torre mais alta ou mais uns três rádio pelo menos para alcançar as comunidades rurais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!