Anatel deverá escolher entre dois modelos de MVNO

A Anatel deverá escolher entre dois modelos de operadora móvel de rede virtual (MVNO) e limitar sua atuação aos grandes centros, onde a infra-estrutura está completa. ?Não tem sentido falar de operadoras virtuais em áreas onde não existem operadoras reais?, afirmou o o conselheiro da agência, José Leite Pereira Filho. Em um modelo haveria uma outorga de SMP para a operadora interessada, porém sem atribuição de faixas de freqüência, ou apenas uma faixa mínima. No outro modelo – aplicado em alguns países europeus – não existiria outorga específica para o serviço móvel; caberia à interessada somente informar à Anatel sua intenção de vender no varejo e o processo de compra de minutos no atacado de uma operadora real.
Como a MVNO torna-se responsável pela qualidade na prestação do serviço, a regulamentação deverá ser muito rígida, de modo a também garantir que essas empresas tenham acesso ao tráfego no atacado, disse Leite. Segundo o conselheiro, as MVNOs deverão atuar em nichos, deixando o perfil de operadora ampla para as donas das redes físicas.
Para o presidente da Acel – entidade que representa as operadoras móveis -, Ercio Alberto Zilli, as MVNOs são mais concorrentes do que parceiras de suas associadas, pois disputarão os melhores clientes. Ele afirma que o mercado brasileiro ainda não está maduro para esse tipo de negócio e que haverá uma guerra de preços com redução de margens de lucro.

Notícias relacionadas
Por outro lado, o presidente da TelComp – representa as operadoras competitivas -, Luiz Cuza, rebate e afirma que as MVNOs já estão atrasadas e que deveriam ter sido autorizadas a lançar o serviço há dois anos. A expectativa agora é de que o tema entre para consulta pública ainda em 2007.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!