Coalizão Direitos na Rede: resolução do TSE para eleições fere Marco Civil da Internet

TSE. Foto:Luiz Roberto/Secom/TSE

Em nota divulgada na última sexta-feira, 15, a Coalizão Direitos na Rede (CDR) manifestou preocupações sobre a nova norma do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que regulamenta a propaganda eleitoral no ambiente digital para as eleições de 2024.

A principal delas é a que trata sobre a responsabilidade das plataformas nos conteúdos produzidos por terceiros.  Segundo a rede de organizações que defendem direitos digitais, a Resolução n° 23.732/2024 contém um dispositivo prevendo que provedores de aplicação serão "solidariamente responsáveis, civil e administrativamente, quando não promoverem a indisponibilização imediata de conteúdos e contas, durante o período eleitoral", em casos que a corte eleitoral chama de "casos de riscos".

Para a CDR, o dispositivo da Resolução do TSE interfere no atual regime de responsabilidade de provedores sobre o conteúdo produzido por seus usuários estabelecido na legislação brasileira, especificamente pelo Marco Civil da Internet, em seu artigo 19.

Notícias relacionadas

O MCI diz que que os provedores somente serão responsabilizados civilmente por conteúdos gerados por usuários nos casos em que descumprirem ordem judicial específica de remoção.

Para a CDR, o artigo 9°-E da Resolução n° 23.610/2019 do TSE pode afetar a liberdade de expressão e a livre circulação da informação nas redes sociais, na intenção de combater a circulação de notícias falsas. "Este regime de responsabilidade sobre conteúdos produzidos por usuários não deve ser defendido por conta do interesse empresarial, mas por conta de estar diretamente conectado a direitos dos próprios usuários. Com esta proposta em vigor, assume-se que as plataformas de Internet devem implementar filtros e tecnologias para decidir instantaneamente se aquilo que seus usuários postam gera estes riscos sob pena de responderem na Justiça – sem qualquer incentivo para que elas mantenham no ar os vários casos que gerarão dúvida. O caminho fácil para o poder econômico será assumir o risco de derrubar publicações legítimas", afirma em nota da CDR.

Dessa forma, a norma do TSE alteraria o estabelecido com o arcabouço jurídico brasileiro, o que deveria ser feito por alteração legislativa. Como exemplo, a CDR cita o debate que está em curso no Congresso Nacional na forma do Projeto de Lei No 2.630 de 2020, que trata deste e de diversos outros temas sobre regulação de plataformas e cuja importância a CDR tem reiterado nos últimos anos.

"A política proposta no dispositivo 9°-E – a indisponibilização imediata de conteúdos e perfis durante o período eleitoral, nos casos de riscos trazidos pela normativa – induzirá que as empresas provedoras de aplicação optem pelo caminho da segurança e proteção de sua própria operação, e promovam uma retirada massiva de conteúdo para evitar que sejam sancionadas", afirma a Coalizão Direitos na Rede.

A CDR sugere ao TSE que discuta as graves consequências desse dispositivo e dialogue com a sociedade civil e especialistas que vêm contribuindo com o tema, inclusive sobre a consulta sobre essa regulamentação que a corte eleitoral fez, na tentativa de encontrar formas de reparar os efeitos indesejados que a nova resolução pode ocasionar na sociedade.

Constitucionalidade do artigo 19

O regime a responsabilidade das plataformas previsto no Marco Civil da Internet e a moderação de conteúdos nas redes sociais estão em debate no Supremo Tribunal Federal (STF). A corte constitucional brasileira discute a responsabilidade de provedores de aplicativos ou de ferramentas de Internet por conteúdo gerado pelos usuários e a possibilidade de remoção de conteúdos que possam ofender direitos de personalidade, incitar o ódio ou difundir notícias fraudulentas a partir de notificação extrajudicial.

As duas questões são objeto dos Recursos Extraordinários (REs) 1037396 e 1057258 (Temas 533 e 987 da repercussão geral), recordou o STF.

O Tema 533, de relatoria do ministro Luiz Fux, trata do dever de empresa hospedeira de sítio na Internet de fiscalizar o conteúdo publicado e de retirá-lo do ar, sem intervenção judicial, quando for considerado ofensivo.

Já o Tema 987, relatado pelo ministro Dias Toffoli, discute a constitucionalidade de regra do Marco Civil da Internet (Lei 12.965/2014) que exige ordem judicial prévia e específica de exclusão de conteúdo para a responsabilização civil de provedores, hospedeiros de websites e gestores de aplicativos de redes sociais por danos decorrentes de atos ilícitos praticados por terceiros.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!