Inteligência artificial deve nortear plano de eficiência energética das operadoras

Uma pesquisa conduzida pela Nokia e a GSMA Intelligence (GSMAi) concluiu que o uso de inteligência artificial (IA) para o gerenciamento de rede deve ser uma das principais estratégias das operadoras de telecom para uso eficiente de energia com a chegada do 5G.

De acordo com o levantamento (que escutou 130 players em todo o mundo), 21% das empresas do setor consideram a IA como principal arma diante da maior demanda energética prevista. O uso de matrizes renováveis (22%) e o desligamento de redes legadas 2G e 3G (16%) também foram lembrados.

As opções são importantes em um cenário onde dois terços das empresas projetam alta no consumo de energia pela cadeia nos próximos três anos. A GSMAi avalia que 30% das operadoras globais já tenham assumido compromissos públicos relacionados com maior eficiência no gasto.

Notícias relacionadas

Mesmo que o tema ganhe espaço na estratégia das teles, a adoção de ferramentas de inteligência artificial para este fim ainda é incipiente. O estudo avalia que apenas 2% das operadoras globais contam com IA gerenciando o consumo de energia em grande escala, ainda que 50% tenham projetos em fase de planejamento ou testes.

Opex

A projeção do estudo é que o consumo energético seja o único elemento do custo operacional (opex) das operadoras a crescer nos próximos três anos, mesmo com os recursos que devem permitir maior eficiência. O levantamento, contudo, defende que o consumo absoluto não deveria ser a única métrica aplicada pela indústria para acompanhamento da nova dinâmica de mercado.

"No contexto das redes sem fio, a eficiência energética pode ser definida de várias maneiras: quanta energia é necessária para entregar uma unidade de dados, para servir uma estação rádio base ou para produzir uma unidade de receita. Cada medida tem suas vantagens e desvantagens. Levar em conta apenas a quantidade total de energia usada seria injusto e tendencioso, pois mais dados do que nunca estão sendo transferidos através de redes móveis".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!