MCom dá até dia 23 para empresas de satélites darem referência de preços para Gesac

gesac

O Ministério das Comunicações já deu início ao processo de pesquisa  de preço para a contratação de serviço para atendimento ao programa Gesac/WiFi Brasil. O pedido partiu da diretoria de projetos de infraestrutura e inclusão digital do MCom no último dia 6 de outubro, com prazo curto para respostas: até dia 23.

A expectativa das empresas que receberam a solicitação é que a tomada de preços sirva para dar um parâmetro ao governo sobre a viabilidade da contratação pretendida nas novas condições tecnológicas.

 Ao todo, o pedido foi endereçado a 52 empresas e associações, incluindo a Abrasat, Abrint, Telcomp, Conexis e Abramulti; a Telebrás, as empresas de telecomunicações TIM, Oi, Claro e Vivo, empresas de redes neutras como V.tal e Winity; empresas de satélite, como Hughes, Intelsat, SES, Viasat, Embratel/StarOne, Hispasat, Eutelsat, Telesat e Sky; e novos entrantes, como SpaceX, Swarm (que é uma empresa da Starlink), Amazon/Kuiper, Kepler e OneWeb, entre outras. 

Notícias relacionadas

A chamada pede propostas de preço para 15 mil acessos de 20 Mbps/2Mbps (Downlink/uplink); 3 mil acessos 30 Mbps/3 Mbps; 3 mil para velocidades de 40 Mbps/4 Mbps (com e sem wifi); e 5 mil 60 Mbps/10 Mbps com WiFi, fora acessos de remanejamento. Ao todo, são mais de 29 mil acessos por satélite que devem ser contratados. Hoje a Telebrás é quem atende ao Gesac, por meio do SGDC, mas o contrato se encerra em dezembro. 

Segundo fontes que acompanham a chamada, a principal novidade foi a redução do percentual de garantia mínima de velocidade, que agora está em 5%, contra os 10% do Termo de Referência que foi colocado em consulta pública. Com isso, seria mais viável a participação de empresas baseadas em constelações geoestacionárias, como as empresas tradicionais de satélite e a própria Telebrás. Nos parâmetros anteriores, somente constelações de órbita baixa (LEO), como a Starlink, conseguiriam entregar o que estava sendo demandado.

5 COMENTÁRIOS

  1. Bom dia para a STARLINK e toda a equipe de vocês onde está a meta de atingir o público em grande escala, com a redução de preço dos aparelhos e planos em vista que o tudo de vocês ainda está muito alto,principalmente, o plano mais simples de vocês , pôr favor rever a política de preços de vocês, para ter mais clientes na base de vocês, mais uma vez repito ó preço de vocês não está atrativo OK OBRIGADO E UM BOM DIA PARA TODOS VOCÊS

    • O preço da starlink até que está atrativo! O problema é o imposto que é muito alto! E deixa o preço ainda caro. O famoso custo Brasil!

    • O preço da starlink até que está interessante! Acontece que o imposto no Brasil é muito alto! E acaba deixando o preço caro ainda. O famoso custo Brasil!

  2. Qual o avanço em permitir que empresas que não tem capacidade tecnologica e se quer investem para tal permaneçam concorrendo.? Eis que permanecerão as mesmas prestando um péssimo serviço!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!