A Anatel e a Universidade Federal de Goiás (UFG) assinaram aditivo ao Termo de Execução Descentralizada (TED) nº 2/2022, para a realização do projeto Avaliação de Impacto da Web 3.0: descentralizada, imersiva, semântica, centrada no usuário e conectada com o mundo físico.
A assinatura do aditivo ocorreu na última segunda-feira, 16, em evento realizado no Instituto de Informática da UFG. A nova parceria foi assinada pelo conselheiro da Anatel, Alexandre Freire, e pelo vice-reitor da UFG, Jesiel Carvalho, com a finalidade de desenvolver uma prova de conceito de uma solução tecnológica que possa contribuir com a contenção de notícias falsas.
Alexandre Freire ressaltou a relevância do papel da UFG como grande parceira da Anatel no desafio que ele considera um dos principais da atualidade: o combate à desinformação. Freire destacou que a parceria é de "extremo significado para a democracia e para que possamos ter uma melhor relação entre Estado, sociedade e essa nova esfera pública que é a esfera pública digital. Isso ocorrerá por meio de um diálogo virtuoso entre a Anatel e a UFG".
O vice-reitor Jesiel Carvalho também apontou a importância da parceria, ao dizer que "esse tema trata de um dos assuntos mais desafiadores da civilização". "Nunca tivemos um acesso tão amplo à informação e, também, à desinformação. Nunca foi tão difícil e desafiador fazer a curadoria dessa informação. Me contenta ver que a Anatel está envolvida e liderando um processo nesse sentido", enfatizou Jesiel.
(Com informações da assessoria de comunicação da Anatel)