Conexis contabiliza 11 milhões de cadastros no Não Me Perturbe em 2022

Foto: Pixabay

O sindicato de operadoras Conexis contabilizou 11 milhões de números de telefone cadastrados na plataforma Não Me Perturbe ao final de 2022. Isso representa 3,8% da base total de acessos no País, que soma 288,6 milhões de linhas considerando tanto telefonia fixa quanto a móvel.

O Distrito Federal foi a unidade federativa com maior proporção entre bloqueios e base de acessos, chegando ao cadastro de 7,1% do total de linhas. Como estado de maior densidade populacional, São Paulo tem o maior número absoluto de números cadastrados: 5,17 milhões, ou 5,9% da base total.

A plataforma permite o cadastro de clientes que não desejam receber chamadas de telemarketing de empresas de telecomunicações e de oferta de crédito consignado. Em operação desde julho de 2019, o site é parte das medidas do sistema de "autorregulação regulada" do setor, o SART.

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No comunicado, o diretor de regulação e autorregulação da Conexis, José Bicalho, afirmou: "Ao longo dos últimos anos, temos adotado medidas para combater a prática de telemarketing abusivo, o que fez o setor deixar de figurar no ranking de ligações indesejadas. Nesse ponto, é importante reforçar que a Não Me Perturbe só funciona para ligações de empresas de telecomunicações e para oferta de crédito consignado, não é possível, pela plataforma, bloquear ligações, por exemplo, de planos de saúde ou redes varejistas". Instituições financeiras, como bancos, chegaram a aderir à plataforma no início, mas deixaram a iniciativa.

A Anatel, por sua vez, tem adotado medidas contundentes contra o telemarketing abusivo, sobretudo as chamadas automatizadas, ou robocalls. Inclusive rejeitando recursos das próprias operadoras contra a cautelar que bloqueou as chamadas abusivas. 

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