Comissão Europeia amplia pressão contra Huawei e ZTE em redes 5G

Foto: Pixabay

A Comissão Europeia (braço executivo da União Europeia) apertou nesta semana o cerco contra fornecedores chineses de equipamentos 5G – citando nominalmente a Huawei e a ZTE ao ampliar recomendações de mitigação de riscos com fornecedores.

Junto com a nova "caixa de ferramentas" que abre caminho para restringir a atuação das duas empresas no continente, o comissário europeu para mercado interno, Thierry Breton, também fez reclamações sobre estados-membros do bloco que não teriam seguido as recomendações anteriores, datadas de 2020.

"Três anos depois, quase todos os estados-membros transpuseram as recomendações para a sua legislação nacional e agora podem decidir restringir ou excluir fornecedores com base na análise de risco de segurança. Mas, até o momento, apenas dez deles usaram essas prerrogativas para restringir ou excluir fornecedores de alto risco", assinalou Breton (ele próprio um empresário francês oriundo do setor de TI e telecom).

Notícias relacionadas

Para o comissário, o movimento seria lento e representaria risco à segurança coletiva do bloco – motivo pelo qual a Comissão aprovou o segundo relatório de recomendações para segurança 5G. O novo documento "confirma que as decisões tomadas por alguns estados-membros de restringir ou excluir completamente a Huawei e a ZTE das suas redes 5G são justificadas e estão em conformidade com a nossa caixa de ferramentas", segundo Breton.

"Continuaremos a trabalhar com determinação junto dos estados-membros atrasados e dos operadores de telecomunicações. Só posso enfatizar a importância de agilizar as decisões de substituição de fornecedores de alto risco de suas redes 5G. Também lembro às operadoras de telecomunicações envolvidas que é hora de lidar com essa questão", completou o francês.

A Comissão ainda anunciou que implementará os princípios da "caixa de ferramentas" 5G em sua própria aquisição de serviços de telecomunicações. O órgão executivo ainda levará as regras em consideração para alocar o financiamento em programas. "Não podemos nos dar ao luxo de manter dependências críticas que podem se tornar uma 'arma' contra nossos interesses", prosseguiu Breton.

Dumping

Segundo apurou este noticiário, o movimento faz parte de uma ofensiva da União Europeia no sentido de tentar forçar os países membros a adotarem posturas mais críticas contra os fornecedores chineses. Especula-se que o próximo passo seria a abertura de um processo de dumping (concorrência desleal) contra os fabricantes chineses na Organização Mundial do Comércio. Se aceita, esta medida pode criar impeditivos para a contratação junto a estes fornecedores.

Em recente entrevista a este noticiário, o embaixador da União Europeia no Brasil, Ignácio Ybañez, sem citar restrições por nacionalidade, defendeu o alinhamento do Brasil ao "5G Toolbox" e reforçou a preocupação da UE com a questão da segurança sobre as redes 5G. Por outro lado, sabe-se que os países europeus, principalmente por pressão das operadoras, estão resistindo a colocar restrições mais severas, temendo aumento de custos e um atraso no processo de adoção da tecnologia no continente.

Discordância

Maiores detalhes sobre a nova carta de recomendações da Comissão Europeia e da Enisa – a agência da UE para a cibersegurança – podem ser acessadas neste link (em português). Ao portal internacional de notícias Mobile Live World, a Huawei faz críticas à abordagem e aos comentários do comissário europeu para mercado interno.

"Nos opomos veementemente e discordamos dos comentários feitos por representantes da Comissão Europeia, […] que claramente não se baseiam em uma avaliação verificada, transparente, objetiva e técnica das redes 5G". Segundo a gigante, ao "selecionar publicamente uma entidade individual", a comissão estaria "indo contra os princípios do livre comércio".

"É de suma importância ressaltar que a avaliação discriminatória como fornecedor de alto risco não deve ser aplicada a qualquer fornecedor sem procedimento justificado e audiência adequada. Como operadora econômica na UE, a Huawei segue direitos processuais e materiais e deve ser protegida pelas leis da UE, de estados-membros, bem como por compromissos internacionais". (Colaborou Samuel Possebon)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!