Entidade que representa a indústria móvel global, a GSMA está lançando um fundo para financiar ferramentas tecnológicas de adaptação e resiliência climática.
A iniciativa mira sobretudo pequenas e médias empresas (PMEs) e startups com soluções digitais móveis que permitam a populações de baixa renda se adaptar, antecipar e/ou absorver choques relacionados ao clima.
Chamado de Fundo de Inovação da GSMA para Resiliência e Adaptação Climática 2.0, o instrumento poderá distribuir incentivos entre 100 mil e 250 mil libras esterlinas. Projetos na África, Sul e Sudeste Asiático, Ilhas do Pacífico, Caribe e países selecionados na América Latina e Europa Oriental são elegíveis.
Entre os apoiadores da iniciativa estão o Ministério das Relações Exteriores, Commonwealth e Desenvolvimento do Reino Unido e a Agência Sueca de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (Sida), informou a GSMA em comunicado.
Apoio
Além dos casos de uso, o fundo também avaliará parcerias e modelos de negócios. Será dada maior prioridade às candidaturas com foco em soluções baseadas na natureza, soluções para consumo e produção sustentáveis ??e projetos de apoio às mulheres.
Além de conceder financiamento, as organizações selecionadas receberão assistência técnica personalizada e oportunidades de networking. A facilitação de relacionamentos com operadoras móveis, organizações do setor público e investidores, bem como oportunidades para aumentar a visibilidade e o perfil de potenciais investidores também serão fornecidas por meio de eventos, publicações e mídia social da GSMA.