Acesso à tecnologia e orçamento: as prioridades dos presidentes de comissões da Câmara

Ao tomar posse, os novos presidentes das comissões de Ciência e Tecnologia; Comunicação; Cultura; Educação e Esporte ressaltaram a importância da tecnologia e do aumento e da recomposição do orçamento público para tornar o Brasil um país não apenas mais desenvolvido, mas também mais inclusivo.

A presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luisa Canziani (PSD-PR), disse à Rádio Câmara que a inovação é o caminho para o país crescer economicamente e reduzir as desigualdades sociais.

O deputado Amaro Neto (Republicanos-ES), presidente da Comissão de Comunicação, criada esse ano, é outro que aponta a necessidade de levar acesso às novas tecnologias a toda a população. O deputado considera "inadmissível" que algumas regiões do Brasil continuem completamente isoladas, sem acesso até mesmo a serviços de telefonia móvel.

Notícias relacionadas

"A gente tem esse problema até mesmo aqui em Brasília, existem pontos em que você não consegue ouvir rádio, e pontos em que você também não tem internet de qualidade, agora com a chegada do 5G, sim. A gente precisa paulatinamente discutir e buscar mecanismo para isso."

Educação

O deputado Moses Rodrigues (União-CE), que assumiu a Comissão de Educação, por sua vez, destacou a importância das novas tecnologias para o ensino. Conforme ressaltou, a pandemia levou à realização de aulas remotas, mas também deixou às claras a desigualdade no acesso a recursos tecnológicos, como internet e mesmo equipamentos. Essa situação casou prejuízos principalmente para alunos da rede pública, que agora precisam ser superados, defende Moses Rodrigues.

"Durante esse período de pandemia, 2020, 2021 e um pedaço de 2022, nós temos a consciência de que houve um grande prejuízo na qualidade do ensino, e nós precisamos discutir agora como a gente pode corrigir esse atraso que houve, sobretudo nas escolas públicas, onde os estudantes não tinham acesso à banda larga, não tinham acesso à tecnologia necessária para as aulas assíncronas e as aulas síncronas", afirmou Rodrigues.

O parlamentar adianta que a Comissão de Educação irá convidar o ministro da área, Camilo Santana, para apresentar aos deputados, e "à sociedade brasileira", o projeto da pasta para os próximos quatro anos. Um dos pontos que devem ser discutidos é a recomposição do orçamento para a Educação.

(Com informações da Rádio Câmara)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!