Vodafone vende unidade na Itália para Swisscom por 8 bilhões de euros

Imagem: Divulgação/Vodafone

O Grupo Vodafone vai vender sua unidade italiana para a empresa de telecomunicações Swisscom (controlada pelo governo da Suíça). O valor da transação é de 8 bilhões de euros, que será pago de forma antecipada em dinheiro.

Em comunicado à imprensa, a Vodafone informou que, com a venda, vai concentrar suas operações europeias em mercados em crescimento.

De acordo com nota divulgada pela Swisscom nesta terça-feira, 15, o objetivo é fundir a unidade italiana da Vodafone com a Fastweb – a subsidiária da empresa suíça na Itália cujo portfólio é baseado na oferta de banda larga, TV por assinatura e telefonia fixa. Ou seja, haverá uma união da base de clientes da Vodafone Itália com a operadora fixa. 

Notícias relacionadas

Parte do acordo inclui o fornecimento de serviços pela Vodafone à Swisscom por um período de até cinco anos, num montante aproximado de 350 milhões de euros no primeiro ano após a conclusão do negócio. De acordo com a diretora executiva da Vodafone, Margherita Della Valle, este foi o "terceiro e último passo na remodelação das nossas operações europeias". A negociação faz parte da estratégia da Vodafone para reduzir dívidas da companhia.

A conclusão da venda ainda depende de validações regulatórias. Caso a compra seja aprovada, a Vodafone informou que devolverá 4 bilhões de euros em capital aos acionistas. "As nossas transações na Itália e na Espanha proporcionarão 12 bilhões de euros de receitas iniciais em dinheiro", explicou Della Valle.

Consolidação de operadoras

A venda da Vodafone Itália veio em um momento em que a operadoras do bloco e a União Europeia defendem novas regras para impulsionar a consolidação de operadoras do bloco econômico e viabilizar teles "pan-europeias".

Em resumo, esse movimento pretende criar empresas maiores e mais competitivas no mercado, até pela necessidade vista pela UE de implementar uma espécie de mercado comum unificado para infraestrutura digital.

A Swisscom informou ainda que a combinação da Vodafone Itália com a Fastweb permitirá maior resiliência e níveis de investimento para melhoria da infraestrutura na região. 

"Os clientes móveis se beneficiarão de conectividade aprimorada e da melhor qualidade de serviço da categoria, graças a uma rede sem fio totalmente controlada e gerenciada de ponta a ponta. Os clientes de banda larga também beneficiarão de uma maior qualidade de serviço, graças à combinação da rede fixa gerida de ponta a ponta da Fastweb e do acesso fixo sem fios (FWA) baseado em 5G da Vodafone", informou a Swisscom.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!