Centro de Altos Estudos da Anatel tem nova integrante em conselho

Foto: Pexels/Pixabay

Maria Lucia Valadares e Silva, chefe da Assessoria de Relações com Usuários da Anatel, foi nomeada como integrante do Conselho Superior do Centro de Altos Estudos em Comunicações Digitais e Inovações Tecnológicas (CEADI) da agência. A nomeação de Valadares para o CEADI foi aprovada pelo Conselho Diretor da reguladora por meio de circuito deliberativo.

Segundo a Anatel, a nomeação marca um avanço significativo para instituição, destacando a inclusão de chefes de assessoria, além dos superintendentes, em sua estrutura decisória. A decisão reflete um alinhamento estratégico com as metas globais de desenvolvimento sustentável e promoção da equidade de gênero, ressaltando o compromisso da Anatel em incorporar uma visão ampla e inclusiva na condução das políticas de telecomunicações, pontua a divulgação da agência.

Maria Lucia foi a responsável pela implementação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) na Anatel e, mais recentemente, responsável pela adequação da Agência à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).

Notícias relacionadas

Para a profissional, "o CEADI vem desempenhando um papel fundamental na discussão de ideias que compõem a fronteira do conhecimento em telecomunicações, não só sob o aspecto das novas tecnologias, mas sobretudo naquilo que o setor pode contribuir em termos de desenvolvimento econômico sustentável e socialmente justo".

Além disso, "o compromisso assumido pelo CEADI, na esteira da não discriminação, seja ela de qualquer natureza, etária, racial, de gênero, coloca o Centro no conjunto daquelas organizações comprometidas com a Agenda 2030", completou Maria Lucia.

Diversidade

O Regimento Interno do CEADI, proposto pelo Conselheiro Alexandre Freire e instituído recentemente pela Resolução Interna nº 284, de 24 de janeiro de 2024, define critérios para a composição do Conselho Superior, enfatizando a importância da diversidade de gênero e da interdisciplinaridade. "A escolha de Maria Lucia exemplifica esse compromisso, trazendo à mesa uma perspectiva valiosa que enriquece o processo decisório com visões diversificadas e complementares", afirma a Anatel.

"A sua presença no Conselho Superior do CEADI não apenas reafirma o papel vital das mulheres na liderança e no desenvolvimento e implementação de políticas públicas, mas também sublinha a importância de construir um ambiente regulatório e tecnológico pautado na equidade e no respeito mútuo", comentou o conselheiro Alexandre Freire. O Conselheiro espera que o CEADI se estabeleça como pioneiro na criação de um ecossistema de telecomunicações que seja inclusivo, resiliente e alinhado aos desafios globais do século XXI.

Além disso, a sua indicação de Valadares alinha-se com os objetivos da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, particularmente os relacionados à igualdade de gênero (ODS 5) e à inovação e infraestrutura (ODS 9), destaca a Anatel. "Sua contribuição será importante na elaboração de políticas que visam a inclusão digital e a promoção da inovação tecnológica, pilares para o atingimento das metas estabelecidas pela Agenda 2030 no Brasil", afirma a agência.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!