O Centro de Altos Estudos em Comunicações Digitais e Inovações Tecnológicas (Ceadi) oferecerá o curso de formação em desafios contemporâneos do ecossistema Digital. A iniciativa foi anunciada, nessa quinta-feira, 24, durante reunião de direção da Associação dos Regulares de Comunicações e de Telecomunicações (Arctel) da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. O curso será disponibilizado às entidades da associação.
O objetivo da associação é a partilha de experiências entre órgãos do setor de telecomunicações dos países de língua portuguesa. O curso é uma parceria entre o Ceadi e a Universidade de Brasília (UnB) – que já promoveu junto à Anatel três cursos internacionais para reguladores.
"Dado o ecossistema digital no qual o conjunto de reguladores de serviços de telecomunicações está inserido no âmbito mundial, faz-se necessária a concepção de um novo curso que leve em consideração esse atual contexto, buscando uma atualização e integração de reguladores dos países de língua portuguesa", disse o conselheiro Alexandre Freire, presidente do Ceadi.
Detalhes do curso
O curso de extensão organizado pela UnB terá um total de 80 horas de aula – 40 horas presenciais ministradas em Brasília e 40 horas à distância. De acordo Freire, reguladores de língua portuguesa terão informações atualizadas, personalização de conteúdo, simulações teóricas e práticas, além de colaboração regional.
O secretário executivo da Arctel e chefe da assessoria internacional da Anatel, Ronaldo Moura, disse que a capacitação de reguladores se dá no contexto da transformação da associação, guiada pela presidência do Brasil e que tem como marco a reforma de seus estatutos para "entregas mais concretas e valiosas", além de um plano bianual que prevê aprimoramento regulatório e articulação internacional mais aprofundada.
Mais informações estão disponíveis no Processo SEI nº 53500.068097/2023-88.