Brisanet reduz construção de casas com fibra em 47% em 2023

A Brisanet divulgou na noite desta segunda-feira, 15, dados operacionais de dezembro de 2023 que indicaram uma redução de 47% na ampliação de redes de fibra óptica até a residência (FTTH) em um ano.

A operadora cearense encerrou 2023 com praticamente 7 milhões de casas passadas (HPs, no jargão técnico) com a tecnologia óptica. O montante indica 878 mil novas HPs construídas ao longo do ano, número abaixo da estimativa de 1 milhão indicada no começo do ano passado.

Na comparação com 2022 – quando foram construídas 1,65 milhão de HPs pela Brisanet -, a redução foi de 47%, calcula TELETIME. A redução do ritmo de crescimento da rede de fibra estava nos planos da empresa, que também está investindo em seu projeto de rede móvel 4G e 5G.

Notícias relacionadas

"A companhia reforça que ao longo de 2024, o ritmo de expansão de FTTH mensal seguirá reduzido, buscando a captação e manutenção de novos clientes, com a robusta infraestrutura atual, pois o foco será a expansão do segmento móvel (4G/5G)", reiterou a Brisanet nesta segunda. A empresa também fez considerações sobre o ambiente competitivo.

"O cenário econômico brasileiro, especialmente na região onde atuamos, segue desafiador. A inflação e a estratégia de preços adotada pela concorrência seguem exercendo pressão no mercado de telecomunicações", apontou a Brisanet.

A principal operadora de telecom do Nordeste encerrou 2023 com 1,292 milhão de clientes na banda larga, indicando 192 mil adições ao longo do ano passado. Ainda que representando um dos melhores resultados do setor, o número ficou abaixo das 256 mil adições de 2022.

Ao todo, a Brisanet atua em 158 cidades, sendo quatro delas adicionadas no ano passado. A empresa reporta market share entre 50% e 70% no mercado de fibra das capitais Natal, Maceió e João Pessoa, além de mais de 20% em Fortaleza.

Já na rede móvel, a empresa de Pereiro (CE) prometeu cobertura em 300 cidades ao longo de 2024, nas redes 4G e 5G.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!