BNDES aprova R$ 32 milhões do Fust para provedor do Rio Grande do Sul

Foto: Pixabay

O BNDES anunciou nesta segunda-feira, 15, a aprovação de financiamento no valor de R$ 32 milhões para a provedora Coprel Telecom levar conexão de Internet banda larga à áreas rurais no Rio Grande do Sul. No total, serão beneficiadas com conectividade 24 escolas públicas e duas mil residências do estado.

Na operação, a empresa – que oferece serviços de Internet e telefonia – utilizará os recursos do Fust (Fundo de Universalização dos Serviços de Comunicação), do qual o BNDES é agente financeiro. A Coprel deverá construir 410 quilômetros de rede de fibra óptica para as escolas e outros 82 quilômetros de rede de alta capacidade, além da ligação entre o núcleo da rede e sub-redes periféricas.

De acordo com comunicado do banco, o projeto prevê, também, a implantação de infraestrutura interna de Internet em outras 34 instituições de ensino, além das 24 que serão conectadas. Assim, 4.726 alunos de 33 municípios do Rio Grande do Sul devem ser beneficiados. 

Notícias relacionadas

Segundo informações do banco de dados da Anatel, a Coprel Telecom é uma empresa que somava 47 mil acessos de banda larga fixa no Rio Grande do Sul em novembro de 2023.

"Com recursos do Fust, o apoio do BNDES à Coprel Telecom promoverá a expansão dos serviços de internet de alta velocidade para os produtores rurais e levará conectividade para mais de 4.700 alunos, impulsionando o desenvolvimento econômico e social na região central do Estado do Rio Grande do Sul", afirma, em nota, o diretor de desenvolvimento produtivo, inovação e comércio exterior do BNDES, José Luis Gordon. 

A operação segue as condições de apoio do Programa BNDES Fust, com o custo financeiro em Taxa Referencial (TR), acrescido da remuneração do banco. Por conta do caráter social, iniciativas de provedores que incluam unidades de ensino na rota de expansão têm condições mais atrativas aos tomadores de recursos, acrescenta a instituição financeira. Recursos do Fust começaram a ser liberados para projetos em 2023.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!