Superintendência será responsável por aprovar as relações de bens reversíveis

O Conselho Diretor da Anatel decidiu nesta quinta-feira, 14, que a Superintendência de Serviços Públicos (SPB) será a única responsável pelo controle, acompanhamento e aprovação das listas de bens reversíveis das concessionárias. Pela regra até então em vigor, qualquer alienação ou substituição de equipamentos essenciais à atividade da concessionária, e considerados reversíveis, tinha que passar pelo crivo do colegiado da agência reguladora previamente.
Esse sistema sobrecarregou o conselho por conta dos inúmeros pedidos de substituição, provocados em grande parte pelos avanços tecnológicos do setor. Além disso, pesou na decisão o fato de as relações de bens reversíveis e o inventário serem documentos com perfil técnico, dificultando o julgamento dos conselheiros sobre a validade ou não das declarações apresentadas pelas companhias.
Com isso, tão logo a Anatel publique o ato delegando esta competência à SPB, as concessionárias precisarão apenas do aval da área técnica para ter suas relações de bens reversíveis certificadas. Para que o Conselho Diretor não fique sem qualquer controle sobre o assunto, ficou decidido que a SPB terá que apresentar a cada quatro meses um relatório técnico sobre o acompanhamento das listas de bens e inventário.

Notícias relacionadas
A mudança aprovada hoje no regime de análise das listas pode ser considerada um primeiro passo em direção a uma reforma do sistema de acompanhamento dos bens reversíveis. Há meses a Anatel trabalha na atualização do regulamento que trata do assunto na tentativa de modernizá-lo e desburocratizar o modelo de controle dos bens da União. A proposta já está no Conselho Diretor para deliberação. A decisão desta quinta foi tomada dentro de um processo específico, envolvendo a lista de bens da CTBC Telecom, mas vale para todas as concessionárias.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!