Hispamar e Loral estão entre as favoritas

Na opinião de fontes do setor de satélites, Hispamar e Loral estão entre as favoritas para vencer o leilão do Governo Eletrônico – Serviço de Atendimento ao Cidadão (Gesac), cuja entrega das propostas está prevista para esta terça-feira, 14. Essas duas empresas operam os satélites Amazonas e Estrela do Sul, respectivamente. Eles são os que mais bem atendem aos critérios de cobertura, potência e ângulo de inclinação exigidos pelo edital. Star One, Telespazio, PanAmSat e Comsat também são apontadas como possíveis participantes do leilão.
Por questões estratégicas, ninguém revela por enquanto a composição dos consórcios que apresentarão propostas. ?Só posso dizer que temos muito interesse e que vamos participar do leilão?, limitou-se a comentar Luiz Francisco Perrone, presidente do conselho de administração da Hispamar.
Algumas fontes criticaram o curto prazo para a instalação dos equipamentos e a escolha do padrão DVB-RCS, por ser muito novo e mais caro. A Gilat está, inclusive, questionando o edital neste ponto. Perrone concorda que o prazo seja curto, mas não aceita a crítica à tecnologia escolhida. ?Já existem mais de 70 plataformas usando o padrão DVB-RCS. E, por ser uma tecnologia aberta, a tendência, a longo prazo, é que ela se torne mais barata que as opções proprietárias?, explicou.

Notícias relacionadas
O MInistério das comunicações negou, até o final da tarde deste dia 13, os pedidos de impugnação do edital feitos pelas empresas Direc to Company, Telemar, Embratel e Gilat e manteve o leilão para o dia 14. O recurso da Gilat à Justiça não resultou em liminar e o Minicom manteve, até o fechamento desta edição, o pregão eletrônico.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!