Telemar propõe redução gradual da VU-M

O presidente da Telemar, Ronaldo Iabrudi, disse nesta segunda, 14, que a proporção de nove para um (90% para 10%) entre os valores pagos pelo uso das redes móveis (VU-M) e fixas (TU-RL), respectivamente, desestimula as operadoras fixas a deixarem suas redes conectadas às das móveis. "Achamos que uma proporção de 60% para 40%, como é na Europa, é mais razoável, e podemos fazer a redução gradualmente em três anos para não prejudicar o equilíbrio financeiro das operadoras móveis", propõe. Segundo ele, a livre negociação das tarifas de interconexão só devem se concretizar no início do próximo ano, com a ajuda da Abrafix e da Acel para definir as premissas da negociação. "Se não funcionar, teremos de contar com a mediação da Anatel", comenta.

Outro lado

O CEO da Vivo, Francisco Padinha, por sua vez, argumenta que o que tem de ser olhado é a rentabilidade das empresas. "Enquanto as margens Ebitda das fixas estão estabilizadas em 45%, em média, as nossas são decrescentes e estão em 18%, uma das mais baixas do mundo", pondera. Segundo Padinha, na Europa ocorre o inverso com relação à rentabilidade das operadoras fixas e móveis. "Se houver alteração da VU-M, vai alterar o fluxo de receitas das móveis para as fixas e não podemos causar uma ruptura porque o setor celular ainda não está estabilizado no Brasil", analisa.

Notícias relacionadas
Padinha, que também é presidente do conselho da Acel, confirmou que há intenção de as associações que representam os dois setores se sentarem para definir as bases da negociação de tarifas de interconexão, mas ainda não há nada de concreto.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!