Troca das parabólicas começa em cidades com mais de 500 mil habitantes

Etapa necessária para a liberação do 3,5 GHz e a ativação do 5G standalone em cada cidade, a instalação de kits gratuitos com novas parabólicas para beneficiários do Cadastro Único está começando nos 26 municípios com mais de 500 mil habitantes que devem liberar o espectro até janeiro de 2023.

O início do agendamento das atividades foi anunciado nesta quinta-feira, 13, pela Siga Antenado (nome fantasia da EAF para a divulgação da entrega de kits). A entidade prevê que mais de 1,1 milhão de famílias de baixa renda tenham direito ao equipamento nesta segunda fase do projeto (a primeira mirou as capitais de estados).

Estão na lista municípios do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Pará, Pernambuco, Bahia, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Goiás. Juntas, as 26 localidades têm população de mais de 18 milhões de pessoas.

Notícias relacionadas

"A previsão é que Guarulhos e Campinas, em São Paulo, e São Gonçalo e Duque de Caxias, no Rio de Janeiro, sejam as cidades com o maior número de instalação do kit gratuito, em substituição às antenas tradicionais", apontou a EAF, em comunicado. Veja a lista completa das cidades abaixo:

Ananindeua (PA)Jaboatão dos Guararapes (PE)Feira de Santana (BA)
Contagem (MG)Juiz de Fora (MG)Uberlândia (MG)
Serra (ES)Vila Velha (ES)Belford Roxo (RJ)
Campos dos Goytacazes (RJ)Duque de Caxias (RJ)Niterói (RJ)
Nova Iguaçu (RJ)São Gonçalo (RJ)Campinas (SP)
Guarulhos (SP)Osasco (SP)Ribeirão Preto (SP)
Santo André (SP)São Bernardo do Campo (SP)São José dos Campos (SP)
Sorocaba (SP)Londrina (PR)Joinville (SC)
Caxias do Sul (RS)Aparecida de Goiânia (GO)

Entornos

Vale lembrar que, conforme decidido na última terça-feira, 11, as atividades de migração das parabólicas poderão envolver o entorno das cidades da segunda fase, além de outros municípios na região metropolitana das capitais. A medida vislumbra ganhos logísticos e melhor aproveitamento da comunicação da migração.

Além da troca das parabólicas entre usuários da TV aberta, ações de mitigação de interferências nas estações receptoras do Serviço Fixo por Satélite (FSS) são a outra etapa exigida para liberação do 3,5 GHz para o 5G em cada município. Nas cidades com mais de 500 mil habitantes, a limpeza deve ser concluída até 1º de janeiro de 2023. 

Agendamento

Para efetuar o agendamento e solicitar a instalação do kit gratuito com parabólica de banda Ku, as famílias inscritas em programas sociais do Governo Federal e que têm antenas parabólicas tradicionais em funcionamento devem ligar gratuitamente para o número 0800 729 2404 ou acessar o site da Siga Antenado, munidos de CPF ou NIS.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!