Netflix lança plano básico com publicidade

Foto: Bruno do Amaral

A Netflix anunciou nesta quinta, 13, a versão básica de seu serviço, bancada parcialmente por publicidade. No Brasil o plano custa a partir de R$ 18,90 ao mês e será lançado no dia 3 de novembro, às 13h.

Disponível em 12 países, o Básico com anúncios estará disponível também na Alemanha, Austrália, Canadá, Coreia, Espanha, Estados Unidos, França, Itália, Japão, México e Reino Unido. De acordo com a Netflix, o novo plano não impacta os assinantes atuais, a menos que optem por trocar para o novo plano, mas complementa a oferta, que passa a contar com o Básico com anúncios, o Básico sem anúncios, o Padrão e o Premium.

As diferenças do Básico com anúncios em relação ao plano Básico são a inserção de publicidade e a impossibilidade de fazer o download de conteúdo. Ambos os serviços terão resolução 720p, o que significa um upgrade em relação ao Básico atual, limitado à resolução 480p. Além disso, alguns filmes e séries não estarão disponíveis devido a restrições de licenciamento. No entanto, explica Greg Peters, Chief Operating Officer, a empresa vem trabalhando no licenciamento para sanar a questão.

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Segundo o executivo, que falou em anúncio à imprensa realizado nesta quinta, a publicidade será limitada a 4 a 5 minutos de anúncios por hora.  No lançamento, os anúncios serão de 15 ou 30 segundos, exibidos antes e durante as séries e os filmes.

A plataforma oferecerá aos anunciantes recursos de direcionamento por país e gênero de conteúdo. Os anunciantes também poderão evitar que seus anúncios apareçam em conteúdos que não têm relação com a marca (por exemplo, associados a cenas de sexo, nudez ou violência explícita).

Caberá à DoubleVerify e à Integral Ad Science a verificação da visibilidade e da validez do tráfego dos anúncios a partir do primeiro trimestre de 2023. Os dados coletados na plataforma serão usados exclusivamente na plataforma, não sendo compartilhados para a construção de perfis de consumidores. Segundo Peters, o lançamento não seria possível sem a parceria da Microsoft.

O executivo não descarta uma migração de parte da base para o novo plano, mas acredito que o lançamento levará ao aumento da base e de receita. "Estamos confiantes que, com preços a partir de R$ 18,90 ao mês, a Netflix tem um preço e um plano para todos os fãs. Essa iniciativa está apenas começando, mas ficamos felizes com o interesse tanto dos consumidores quanto dos anunciantes, e estamos muito empolgados com o que vem por aí. Conforme nos aprimoramos e aprendemos com essa experiência, nossa ideia é implementá-la em mais países", disse.

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