Minicom defende decreto para viabilizar uso do Fust

O secretário executivo do Ministério das Comunicações, Paulo Lustosa, disse em entrevista a este noticiário estar convencido que a única alternativa viável no momento para usar os recursos do Fust em processos de inclusão digital é editar um decreto que, ao interpretar a Lei Geral de Telecomunicações, crie uma segunda modalidade para a aplicação destes recursos, além da modalidade indireta (universalização por meio das concessionárias de serviços de telecomunicações) já existente. O modelo previsto é repassar os recursos para municípios, estados e ministérios. O secretário ouviu as críticas relativas à possibilidade de dispersão dos recursos do fundo e diminuição da sinergia, mas argumentou que estas possíveis ?perdas? serão compensadas pelo ganho que a sociedade terá com a inclusão digital: ?Mesmo antes de ter sido ministro da desburocratização (governo Sarney), pela minha experiência como parlamentar, sei que o município é o 'locus' (lugar) legítimo da cidadania. As pessoas moram no município, e é lá que enfrentam seus problemas e buscam soluções para resolvê-los. Os estados são uma ficção jurídica e a União uma ficção jurídica maior ainda.?
Lustosa observa ainda que essa posição é justamente a defendida pelo presidente Lula ao valorizar os entes federativos na execução de suas propostas: ?Ministério não deve executar nada. Quem executa são os Estados ou o município.?

Experiência do Gesac

Notícias relacionadas

O secretário apresenta o trabalho que vem sendo realizado através do Gesac – o governo eletrônico -como a prova mais concreta de que é possível o estabelecimento de convênios produtivos diretamente com os municípios: ?As articulações para definir quais escolas serão conectadas é um trabalho conjunto do Ministério da Educação e das secretarias estaduais de educação. Mas não os convênios, que são feitos diretamente com as escolas.?
Ainda de acordo com o secretário, a pretensão do governo é unir o programa Gesac, atendendo escolas durante a semana, e a comunidade nos finais de semana e no período noturno. ?Ou seja, em cada ponto do Gesac queremos instalar uma unidade do Casa Brasil", diz ele.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!