Alcatel é investidora do Opportunity Fund, diz Citi

A Alcatel, uma das principais fornecedoras da Brasil Telecom, tem investimentos significativos no Opportunity Fund, fundo baseado em Cayman e totalmente controlado por Daniel Dantas e seu Opportunity. A informação consta explicitamente nas acusações que o Citibank faz em Nova York contra Dantas e em relação às quais pede indenização de US$ 300 milhões. Entre as acusações estão danos causados, quebra de contrato, quebra de dever fiduciário, fraude, afirmações negligentes, conduta profissional indevida, enriquecimento ilícito, entre outras. O Citi luta para tirar o Opportunity da administração de seus ativos no Brasil, especialmente do CVC Opportunity Equity Partners LP, acionista controlador da Brasil Telecom, Amazônia Celular e Telemig Celular, além de acionista minoritário da Telemar.
Segundo as informações fornecidas pelo Citi na sua peça de acusação contra o Opportunity, a Alcatel é um investidor significativo do Opportunity Fund, que também é acionista da Brasil Telecom e da Telemar. O Citibank não especula sobre as razões desse investimento da Alcatel em um fundo controlado por Daniel Dantas, mas entende que há um evidente conflito de interesse por parte do Opportunity. As acusações que resvalam na Alcatel estão na página 20 do "Amended Complaint", peça de acusação do Citi contra Dantas, que TELETIME News oferece para download na íntegra pelo link www.teletime.com.br/arquivos/complaint2.pdf (585kb).
Segundo o relato do Citibank, a participação da empresa fornecedora como acionista do Opportunity Fund foi informada pelo próprio Opportunity Fund ao Citi no dia 14 de janeiro deste ano. Nesta data, segundo relato da ação do Citi, o grupo de Dantas teria dito que a Alcatel estava disposta a vender seus investimentos, mas o Opportunity fez um acordo dando à Alcatel condições melhores de saída caso permanecesse por mais algum tempo no fundo off-shore. A informação é levada à Justiça de Nova York porque, além de ser uma prova de ação característica de conflito de interesse, as condições de saída da Alcatel poderiam representar a Daniel Dantas condições de, indiretamente, aumentar sua participação na Brasil Telecom.

Notícias relacionadas
TELETIME News enviou à Alcatel uma série de perguntas questionando sobre a natureza deste investimento no Opportunity Fund. A filial brasileira repassou os questionamentos à matriz. Segundo a empresa, "qualquer declaração sobre este assunto será feita pela Alcatel Mundial, depois que a empresa tiver acesso ao documento completo. A Alcatel Brasil não possui investimentos em nenhum tipo de fundo".
Não se sabe, ainda, se tais investimentos estão atrelados aos contratos de fornecimento de equipamentos na BrT. O Citibank e os fundos de pensão nacionais pretendem, no momento em que assumirem efetivamente a gestão das empresas que estavam sob a administração do Opportunity, fazer um levantamento dos contratos, inclusive com fornecedores, para saber em que condições Daniel Dantas e sua equipe administravam as companhias.
O Opportunity Fund, também vale lembrar, é um fundo baseado em Cayman e que foi recentemente condenado pela CVM por infrações às regras do Anexo IV, entre elas permitir a residentes no Brasil serem cotistas do fundo, que é aberto apenas a estrangeiros.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!