Novo serviço ganha projeto-piloto em Brasília

Foi lançado nesta terça, dia 13, em Brasília, um ônibus experimental do SCD (Serviço de Comunicações Digitais). O projeto é um piloto coordenado pela Anatel em parceria com a Lucent, que forneceu os meios de transmissão; Procomp, fornecedora de terminais da Caixa Econômica Federal e do SUS (Sistema Único de Saúde); CPM, responsável pelas plataformas de acesso a aplicativos; CPqD, integrador do projeto; Isat, fornecedora de conteúdos educativos em banda larga; e Intelbrás, que forneceu o PABX.
O ônibus tem nove computadores, um terminal da Caixa, um terminal do SUS e um PABX com duas linhas. As tecnologias utilizadas são o CDMA 1xRTT e CDMA 1xEV-DO na faixa de 450 MHz. "Nosso objetivo é mostrar a viabilidade do SCD e que o CDMA 450 é uma alternativa a ser considerada, principalmente em áreas rurais e de baixa densidade demográfica", explicou Massato Takakuwa, gerente de desenvolvimento de negócios da Lucent.
Para o projeto, foi instalada uma ERB da Lucent em Santa Maria, cidade-satélite que fica a 40 km de distância do Plano Piloto. Para completar o projeto, o ônibus circulará por escolas do Plano Piloto e de cidades satélites do Distrito Federal. Serão instalados também dois pontos fixos em escolas públicas e cooperativas rurais.

Notícias relacionadas
A velocidade de navegação dentro do Plano Piloto por causa da alta interferência da faixa de freqüência fica em torno de 70 kbps. Fora desta área, onde a interferência é menor, a velocidade de conexão pode chegar a 800 kbps. Foram usados dois sistemas operacionais: Windows e Linux.
Massato Takakuwa não quis revelar os custos de implantação de um projeto como este, mas disse que o custo de uma ERB varia entre US$ 50 mil a US$ 100 mil. A vantagem é que poucas ERBs podem cobrir uma área grande, enfatizou. Na média, a cobertura varia entre 30 km e 40 km de raio, podendo chegar a 80 km caso seja instalada uma antena externa.
Nesta terça, o projeto foi apresentado para os conselheiros da Anatel e para os deputados da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática. Estiveram presentes os deputados Gilberto Kassab (PFL/SP), presidente da comissão, Dr. Hélio (PDT/SP) e Nazareno Fonteles (PT/PI).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!