TSE inaugura centro de combate à desinformação; Anatel terá postura ativa

Presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, ao lado do presidente da Anatel, Carlos Baigorri. Imagem: Reprodução/TSE

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) inaugurou o novo Centro Integrado de Enfrentamento à Desinformação e Defesa da Democracia (CIEDDE) na última terça-feira, 12. Presente na cerimônia, a Anatel é um dos órgãos participantes do projeto conduzido pelo Tribunal, que atuará de forma coordenada junto aos Poderes para inibir práticas que ponham em risco a democracia no País – sobretudo durante votações eleitorais.

De acordo com o presidente da Anatel, Carlos Baigorri, a agência terá atuação ativa na identificação e suspensão de publicações que contenham material desinformativo. "A Anatel irá usar a plenitude do seu poder de polícia junto às empresas de telecomunicações para retirar do ar todos os sites e apps que estejam atentando contra a democracia por meio da desinformação e usando Inteligência Artificial para deepfakes", afirmou o presidente.

Além disso, Baigorri afirmou que a corte agora poderá contar com a dedicação da Anatel "para garantir eleições justas não só em 2024, mas em todas as próximas eleições".

Notícias relacionadas

O presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, também anunciou que o CIEDDE terá uma rede de comunicação em tempo real com os 27 Tribunais Regionais Eleitorais (TREs). O objetivo da ação é combater o uso de fake news e utilização irregular de IA nas eleições municipais de 2024. "A Justiça Eleitoral não irá admitir discurso de ódio, não irá admitir deepfake e notícias fraudulentas", afirmou Moraes.

Histórico

Anatel e TSE já tinham firmado, em dezembro passado, um acordo de cooperação técnica que instituiu um fluxo de comunicação eletrônica entre os dois órgãos para cumprimento de decisões judiciais de bloqueio a sites e plataformas.

Antes, as determinações de retirada do ar de sites e postagens em plataformas por disseminação de informações prejudiciais ao processo eleitoral eram entregues por oficiais de Justiça. Segundo a Anatel, desde a assinatura do acordo, o uso do sistema eletrônico permitiu uma maior rapidez na notificação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!