Início Newsletter Parlamento Europeu aprova lei de inteligência artificial

Parlamento Europeu aprova lei de inteligência artificial

Foto: Pixabay

[Do Mobile Time] O Parlamento Europeu aprovou nesta quarta-feira, 13, a regulação para a inteligência artificial (IA) na região. A lei foi acordada depois de extensas negociações entre embaixadores dos estados-membros em dezembro de 2023, e aprovada com 523 votos a favor, 46 contra e 49 abstenções.

Notícias relacionadas

A proposta geral da legislação é estabelecer limites que protegem direitos fundamentais, a democracia, o Estado de direito e a sustentabilidade ambiental da IA de alto risco. Ao mesmo tempo, quer impulsionar a inovação e estabelecer a Europa como líder neste segmento. A lei prevê regras mais rígidas para as IAs de alto risco, entre elas, a generativa.

As novas regras proíbem aplicações de IA que ameacem os direitos dos cidadãos, incluindo sistemas de categorização biométrica baseados em características sensíveis e raspagem não direcionada de imagens faciais da Internet ou imagens de CCTV (closed-circuit television, em inglês ou Circuito Fechado de TV) para criar bases de dados de reconhecimento facial.

Também estão proibidos: o reconhecimento de emoções no local de trabalho e nas escolas; a pontuação social (social scoring); policiamento preditivo (quando se baseia apenas no perfil de uma pessoa ou na avaliação das suas características); e a IA que manipula o comportamento humano ou explora as vulnerabilidades das pessoas.

Restrições

A legislação aprovada pelo parlamento europeu também apresenta uma série de barreiras para o uso de sistemas de identificação biométricas (RBI, na sigla em inglês) pelas forças policiais. Ela, de uma forma geral, está proibida – porém, em situações específicas e bem definidas, são permitidas. O RBI em tempo real, por exemplo, pode ser implementado. Porém, seu uso deve ser por um tempo determinado e limitado a um espaço geográfico. Além do mais, é preciso de uma autorização judicial prévia para fazer uso da tecnologia nessas situações.

Entre as possibilidades de uso do RBI está a busca direcionada de uma pessoa desaparecida ou prevenção de ataque terrorista. E no caso de uso do RBI pós-facto, por ser considerado de alto risco, precisa de autorização judicial e deve estar vinculado a um crime.

Sistemas de alto risco

As IAs consideradas de alto risco – como a generativa, oferecida por Gemini, do Google, ou ChatGPT, da OpenAI – precisam de camadas extras de obrigações.

É preciso que se faça uma avaliação e redução de riscos, registros de utilização e ser transparentes e precisos com garantia de supervisão humana para os seguintes casos: infraestruturas críticas; educação e formação profissional; emprego; serviços públicos e privados essenciais (como cuidados de saúde, serviços bancários); determinados sistemas de aplicação da lei; migração e gestão de fronteiras; justiça e processos democráticos (entre eles, influenciar eleições).

Os cidadãos da União Europeia poderão apresentar queixas sobre sistemas de inteligência artificial e receber explicações sobre decisões baseadas em sistemas de IA de alto risco que afetem os seus direitos.

Transparência

As imagens artificiais ou manipuladas, conteúdo de áudio ou vídeo (chamados de deepfakes) precisam ser claramente rotulados como tal.

Além do mais, os sistemas gerais e os modelos de IA devem estar em conformidade com a legislação de direitos de autor da União Europeia. Os modelos de IA mais poderosos, com possibilidade de causar riscos sistêmicos, deverão precisar de avaliações extra, como avaliação de modelos, avaliação de mitigação de riscos sistêmicos e a elaboração de relatórios sobre incidentes.

Para as PMEs e startups serão criados sandboxes regulatórios em todos os territórios do grupo para que essas empresas testem seus produtos antes de serem enviados ao mercado.

Quando entra em vigor

Para entrar em vigor, a legislação deve passar por uma verificação final. Espera-se que os 27 estados da UE endossem o texto em abril e a publicação da lei seja entre maio ou junho. Mas a lei também precisa ser formalmente aprovada pelo Conselho. Depois das etapas, ela entraria em vigor 20 dias após sua publicação no Diário Oficial e será aplicada em sua plenitude 24 meses após entrar em vigor.

Mas há exceções de quando a lei começa a ser aplicada. São elas: banimento de práticas proibidas, aplicáveis seis meses após a data de entrada em vigor; códigos de prática (nove meses após a entrada em vigor); regras de IA para fins gerais, incluindo governança (12 meses após a entrada em vigor); e obrigações para sistemas de alto risco (36 meses).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!