As reclamações dos consumidores sobre serviços de telecomunicações reduziram 22,7% em 2022, segundo dados da Anatel reunidos pela Conexis Brasil Digital e divulgados nesta segunda-feira, 13. No total, foram 1,721 milhão de queixas, uma redução anual de 505,9 mil ocorrências.
A TV por assinatura foi o serviço que registrou a maior queda no comparativo com 2021, com 26,3%% de redução. Já na banda larga fixa, o recuo foi de 21,6%, e na telefonia celular, a queda foi de 16,9%. Considerando todos os serviços, as reclamações de planos, oferta, bônus, promoções e mensagens publicitárias caíram 15% no ano passado.
No recorte mensal, em dezembro o setor de telecom observou uma queda de 28,1% comparado ao mesmo mês de 2021. Foram 109,7 mil reclamações, o menor mês de 2022 inteiro.
A Conexis diz que todos os serviços apresentaram reduções nas queixas no último mês do ano passado, mas a maioria foi na TV por assinatura: 38,7%, total de 7,7 mil. A banda larga fixa caiu 27,1%, total de 28,6 mil; e o celular caiu 26,4%, com 58,3 mil queixas no final do ano.
Em comunicado, Marcos Ferrari, presidente da entidade que representa as grandes operadoras do País atribui o recuo a "ações do setor e reflexo das políticas de autorregulação adotadas pelas empresas", citando que o Sistema de Autorregulação das Telecomunicações (SART) completará três anos já no mês que vem. Ferrari ressalta também a plataforma Não Me Perturbe, medida que faz parte do SART e que já conta com 11 milhões de números cadastrados.
Excelente artigo informativo da democratização de conteúdo de telecomunicação