EAF escolhe fornecedora chinesa ZTT para cabos em infovias na Amazônia

Foto: Pixabay

A Entidade Administradora da Faixa de 3,5 GHz (EAF) e a empresa chinesa ZTT Submarine Cable & System concluíram negociação e assinaram contrato para a produção, testes e entrega de 2,3 mil km de cabo óptico subaquático e 450 km de cabo terrestre para a construção de três Infovias na Bacia Amazônica. Todos os cabos deverão ser entregues no terceiro trimestre de 2023. Segundo a EAF, essa é a maior entrega da ZTT ao mercado sul-americano.

As três Infovias (02, 03 e 04) fazem parte do programa Norte Conectado, que construirá oito rotas com 12 mil quilômetros de extensão, que conectarão 59 municípios do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima, onde há pouca ou nenhuma infraestrutura de Internet, especialmente fibra. Com recursos do leilão do 5G na faixa, a EAF será responsável pela construção de seis delas, um investimento de cerca de R$ 1,34 bilhão.

Em dezembro, foi concluído o processo de seleção das empresas de composição do Consórcio Aberto do Operador Neutro (ON) da Infovia 01 do Programa Norte Conectado. Foram classificadas 12 pessoas jurídicas e, inicialmente, selecionadas as empresas Vivo, TIM, Claro, Aquamar, ClickIP/ICOM Telecom, SEA Telecom, BR Fibra, Mobwire/DB3, Ozônio Telecom, PPLINK, VOCE Telecom e V.tal.

Notícias relacionadas

A EAF alega que o Norte Conectado é um dos maiores projetos de conectividade com baixo impacto ambiental do mundo, uma vez que, sem provocar desmatamento, o leito dos rios será utilizado para levar Internet à população, atendimento às instituições de ensino e reforçar as políticas públicas de educação, saúde, segurança, defesa e judiciário. A implantação do cabo de fibra óptica nos rios só tem início após aprovação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Migração

Além de liderar a construção de seis infovias, a EAF, instituição não governamental e sem fins lucrativos, é responsável por apoiar a população durante a migração do sinal dos canais abertos de TV das parabólicas tradicionais (Banda C) para as parabólicas digitais (Banda Ku). A entidade é formada pelas operadoras Claro, TIM e Vivo, que foram as vencedoras dos blocos nacionais do leilão do 5G com as licenças da faixa 3,5 GHz.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!