Primeiro trecho do programa Norte Conectado, a Infovia 00 entre Macapá e Santarém (PA) teve seis novas empresas classificadas para o consórcio neutro que opera a rede: Claro, TIM, V.tal, Ozônio, Você Telecom e HTM.
O anúncio das novas qualificadas ocorreu um dia após a divulgação de consorciadas para o segundo trecho do projeto – ou a Infovia 01, entre Santarém e Manaus. Das seis ingressantes no trecho 00, apenas uma (a HTM) não deve participar também da operação do 01.
Agora, as companhias têm três meses para assinar os Termos de Cessão e iniciarem a operação. Os contratos são válidos por 15 anos e podem ser renovados, relembrou o Ministério das Comunicações (MCom), que tem a RNP como responsável pela execução do projeto.
Sétima colocada no processo, a empresa Easytech também foi qualificada e poderá ingressar no consórcio em caso de desistência. Com 12 pares de fibra, a Infovia 01 já possuía seis operadoras do primeiro edital, realizado em 2021: Telefônica, Mobwire, BrDigital, ClickIP/Icom Telecom, SEA Telecom e Aquamar.
As consorciadas têm, cada uma, acesso a um par de fibra óptica para explorar comercialmente. Isso pode ser feito por meio da venda de pacotes a usuários finais ou compartilhando a infraestrutura com outras companhias. Os pares de fibra óptica suportam até 40 canais ópticos, cada um com capacidade de pelo menos 100 Gbps.
Operacional desde junho, a Infovia 00 tem 770 km entre Macapá a Santarém(PA), passando pelas cidades paraenses de Almeirim e Monte Alegre e, a partir de Santarém, a Alenquer. No primeiro trimestre de 2023 ela ainda chegará a Curuá (PA), acrescentando cerca de 60 km na extensão.