Pesquisa para selo de qualidade da Anatel avaliará migração da Oi Móvel

Vão até o dia 31 de janeiro de 2023 as entrevistas feitas pela Anatel para a 8ª edição anual da pesquisa de satisfação e qualidade percebida, que por sua vez será utilizada para o selo de qualidade das prestadoras. Segundo a agência, serão 88 mil consumidores entrevistados para avaliar os serviços de telefonia fixa e móvel, banda larga e TV por assinatura das operadoras Algar, Brisanet, Claro, Gigabyte, Mob Telecom, Oi, Sky, TIM, Unifique, Valenet e Vivo

Nesta segunda edição, haverá uma abordagem especial para clientes da Oi Móvel. A Anatel quer saber como está o processo de transição e migração para as operadoras Claro, TIM e Vivo. "O resultado irá integrar os indicadores, índices e selo de qualidade dessas empresas de transição e, ainda, será utilizado para acompanhamento da satisfação e da percepção de qualidade desses consumidores em transição da antiga Oi Móvel para as empresas compradoras", diz a agência em comunicado.

No novo modelo de questionário, os consumidores vão avaliar a satisfação geral com a prestação dos serviços e a qualidade de atendimento da prestadoras, das informações, do funcionamento e da cobrança/recarga. Por meio das respostas, será calculado o Índice de Satisfação Geral (ISG), que vai compor o selo de qualidade para as prestadoras, representando o Índice de Qualidade Percebida (IQP) – que tem ainda os índices de qualidade do serviço (IQS) e de reclamações (IR).

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As entrevistas serão feitas por telefone, com duração média de dez minutos. Além das perguntas relacionadas ao serviço, serão feitos questionamentos sobre idade, renda e escolaridade. Não haverá nenhuma solicitação de número de documentos, email, endereço, cartão de crédito, dados bancários ou senhas. A Anatel reforça que seguirá todas as disposições da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LPGD). 

Os resultados serão divulgados ainda no primeiro trimestre de 2023, no site da autarquia. Será possível comparar a satisfação e a percepção de qualidade dos consumidores por operadora, serviço e unidade da federação. 

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