Telefónica e Nokia agregam espectro sub 6 GHz para uplink na Alemanha

A filial da Telefónica na Alemanha (O2) e a fornecedora Nokia anunciaram sucesso em um teste de agregação de portadoras com dois componentes de espectro sub 6 GHz, para melhorias na velocidade de uplink no 5G.

Tido pela dupla como primeira demonstração do gênero pela indústria, os testes combinaram 20 MHz na faixa de 1,8 GHz e 70 MHz na faixa de 3,6 GHz. Como resultado da agregação, um pico de 144 Mbps de velocidade de uplink foi registrado.

Os trabalhos ocorreram em um centro de inovação da Telefónica em Berlim, amparados pela rede comercial da filial alemã do grupo. Além de equipamentos e soluções 5G da Nokia equipados com chipsets Reefshark, plataforma da MediaTek de quinta geração (incluindo modems) também foi utilizada.

Notícias relacionadas

Objetivo

"Embora muitos serviços 5G exijam altas taxas de dados de downlink, aumentar as velocidades de uplink abaixo de 6 GHz é uma pré-condição importante para casos de uso avançados do 5G", notou a Nokia, em comunicado sobre o sucesso dos testes.

O avanço é considerado vital na medida que mais usuários criam e compartilham conteúdos online, como vídeo em alta definição (HD). "[Com a agregação] as operadoras móveis poderão habilitar novos casos de uso industrial para verticais como a indústria automotiva e transmissões ao vivo de eventos e experiências de realidade virtual para consumidores e empresas, abrindo caminho para o metaverso", prosseguiu a fornecedora.

A Nokia já testava a agregação de portadoras (ou carrier aggregation, no inglês) para uplink usando espectro em ondas milimétricas. Já no caso do downlink, a combinação de até quatro componentes distintos está sendo promovida pela fornecedora.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!