BT e Nokia agregam quatro faixas de espectro em rede 5G standalone

Site da BT em Suffolk

A operadora britânica BT e a fornecedora Nokia realizaram com sucesso testes de agregação de portadoras (ou carrier aggregation) com quatro bandas de espectro distintas suportando uma rede 5G standalone (SA).

Tida como a primeira do gênero na Europa, a experimentação ocorreu a partir da rede 5G da EE, marca da BT para o mercado móvel britânico. A agregação de quatro portadoras (ou 4CC) utilizou espectros de 2,1 GHz, 2,6 GHz, 3,4 GHz e 3,6 GHz, além de equipamentos de acesso em rádio da Nokia.

O teste foi realizado em duas etapas: primeiro no Radio Lab da BT na cidade de Bristol e depois ao ar livre, a partir de antena da empresa no condado de Suffolk conectada à rede comercial da EE, explicou comunicado.

Notícias relacionadas

"O carrier aggregation em redes 5G standalone representa um grande salto na evolução da infraestrutura 5G, combinando efetivamente várias bandas de transmissão em uma única conexão", afirmou a BT. "Cada nova portadora adicionada permite maior capacidade e velocidade diretamente aos dispositivos do cliente".

Aliado ao edge computing, o recurso abriria porta para novos serviços e receitas. Em paralelo, a BT também apontou a importância de "mostrar o que é possível para os dispositivos no futuro em termos de suporte à agregação de operadoras". Os testes no Reino Unido usaram modems 5G M80 da MediaTek.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!